A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Educação, renovou a parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para continuidade do JEPP (Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos), com o intuito de promover o desenvolvimento do potencial empreendedor dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, atingindo crianças de 6 até 10 anos.
O encontro que selou o acordo aconteceu no dia 09/01, no Gabinete da Secretaria de Educação, com as presenças da secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, e Fabio Gerlach, gerente do Sebrae Piracicaba. Também participaram Aline Rossin e Nair Fujita, supervisoras do Ensino Fundamental, e Ana Lúcia Lorencetti Marra, coordenadora da Educação Básica, além de Vivian Lourenço da Silva, gestora de Educação Empreendedora do Sebrae Piracicaba.
A parceria com a Secretaria Municipal de Educação iniciou em 2023, com a adesão de 17 escolas. Já em 2024 teve um aumento expressivo com a participação de 37 escolas, atingindo 9.397 alunos. Em 2025 esta ação será desenvolvida com todos os estudantes do ETI (Educação Tempo Integral) e por adesão das demais turmas do Ensino Fundamental.
O Sebrae fornece material didático individual para os alunos participantes e disponibiliza uma formação aos professores para suporte do trabalho, onde serão apresentados os fundamentos pedagógicos, os princípios que embasam o JEPP.
“A expectativa é que os resultados positivos dos anos anteriores estimularão o interesse pelo programa, atingindo um maior número de estudantes”, ressaltou a secretária de Educação.
PROGRAMA – Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, alinhado à educação empreendedora, propõe atividades e a criação de projetos empreendedores que, de diferentes formas, trabalham a cultura local, a responsabilidade e a cidadania, buscando desenvolver atividades que envolvam toda a comunidade escolar e da região. O intuito da educação empreendedora é formar crianças e jovens que sejam capazes de reconhecer problemas, oportunidades e agir em diferentes situações, buscando soluções criativas.
O programa é estruturado com uma proposta pedagógica específica para cada ano do Ensino Fundamental, onde são desenvolvidos os temas, e ao final do Projeto Empreendedor cada escola promove uma Feira com a exposição dos produtos criados por turma. A partir da aplicação de atividades lúdicas, é criado um ambiente de aprendizagem que sensibiliza os estudantes a identificarem oportunidades de inovação e empreendedorismo, definindo, planejando e tomando suas próprias decisões.