CALDEIRÃO POLÍTICO – CAPIAU

SEMTRE — I

A Secretaria Municipal do Trabalho e Renda teve, também, como titular, o ex-vereador José Luiz Ribeiro, que substituiu o empresário José Luiz Guidotti Junior, cujas ações foram das mais marcantes. O sindicalista foi secretário de Estado das Relações do Trabalho do então governador Geraldo Alckmin (PSB).

SEMTRE — II

O ex-secretário Junior Guidotti (PP), que foi candidato a vice na chapa do prefeito Luciano Almeida (PP), faz questão de destacar que, em quatro anos, “fizemos a maior geração de empregos, atratividade de novos investimentos e qualificação de mão de obra de toda a história da Semtre em 16 anos”. Realmente, foi um ótimo trabalho da pasta.

 

SEMTRE — III

Junior Guidotti destaca que os números comprovam essa informação: R$ 11.6 bilhões de novos investimentos; Klabin, Tools, Koopert; 24.000 novos empregos, assim como teve o maior investimento em cursos de qualificação da história de Piracicaba. Isso é bom e vamos torcer para que a Semtre continue a brilhar em favor do Município.

ADRIANO — I

Reconhecido como um dos apoiadores e cabos eleitorais mais engajados do prefeito Helinho Zanatta (PSD), Adriano Camargo (Republicanos) deixou, na última terça-feira, seu posto como diretor da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) regional de Piracicaba. A notícia foi publicada em suas redes sociais.

ADRIANO — II

Adriano agora assume o desafio de atuar como secretário-executivo da SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Família) em Piracicaba. O convite para a nova posição partiu diretamente do prefeito Helinho Zanatta e da titular da pasta, Fernanda Varandas, reforçando a confiança em sua experiência e comprometimento.

OAB

Na última segunda-feira, Fábio Moura foi empossado como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Piracicaba, marcando o início de uma nova gestão para a entidade. Eleito em 2024, o advogado, conhecido por sua destacada atuação na advocacia e liderança na classe jurídica, assume o posto anteriormente ocupado por Fernanda Dal Piccolo.

PSDB — I

Com a eleição do vereador Rerlison Rezende para a presidência da Câmara Municipal de Piracicaba, o PSDB demonstra que ainda mantém sua relevância política na cidade. No entanto, o resultado trouxe à tona questões internas que podem sinalizar desafios futuros para o partido.

PSDB — II

Rerlison recebeu os votos dos vereadores Pedro Kawai e Marco Bicheiro, mas não contou com o apoio do vereador André Bandeira, levantando dúvidas sobre a unidade dentro do ninho tucano. A postura de Bandeira coloca um ponto de interrogação sobre a capacidade do presidente local da legenda, Barjas Negri, em conter um possível racha no partido. Vai enfrentar trovoadas.

PSDB — III

A situação gera especulações: será que Barjas Negri conseguirá unificar o PSDB em Piracicaba, ou vai considerar uma possível migração para outra sigla? As movimentações políticas indicam que o cenário pode mudar a qualquer momento, como nuvens que se deslocam de um lado para o outro, trazendo incertezas e possibilidades, sempre com alterações.

CONVITES — I

Esse cansado e idoso Capiau já destacou anteriormente que Barjas Negri, ex-ministro da Saúde e ex-prefeito de Piracicaba, tem recebido diversos convites para deixar o ninho tucano. Entre as possibilidades que se apresentam, destacam-se o PSD, o MDB e o Podemos como prováveis novos destinos políticos. Mas, a seu modo, Barjas não comenta e gosta que outros comentem… normal esse seu estilo.

CONVITES — II

O que ainda permanece incerto, porém, é sua possível candidatura a um cargo eletivo em 2026. Embora Barjas seja uma figura de grande influência política, ainda não há confirmação sobre seus planos futuros. Enquanto isso, Piracicaba já desponta como um palco movimentado para as eleições de 2026, com mais de 20 pré-candidaturas especuladas para os cargos de deputado estadual e federal, até pré-candidato ao Senado Federal.

ENFRAQUECIDO — I

O ex-presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner de Oliveira (PSD), saiu enfraquecido após o processo de escolha para a nova presidência do Legislativo. Apesar de pertencer ao mesmo partido do prefeito Helinho Zanatta (PSD), Wagner conseguiu apenas cinco votos dos 23 possíveis, insuficientes para garantir sua continuidade no comando da Casa. Era a previsão do polêmico Edvaldo Brito (Avante).

ENFRAQUECIDO — II

O resultado expôs uma perda significativa de apoio político, indicando desafios internos no partido e possíveis divergências na base aliada. O desfecho reforça a imprevisibilidade do cenário político local e levanta questionamentos sobre o futuro de Wagnão como uma liderança na Câmara. Agora, resta acompanhar as “cenas dos próximos capítulos”, sempre observando as nuvens.

ECOPONTOS – I

Reportagem da EPTV, e que também foi reproduzida no site G1 Piracicaba, aponta que, pelo menos, três ecopontos em Piracicaba registram acúmulo de materiais devido à falta de coleta, além de descartes irregulares de itens proibidos. No Jardim Oriente, entulhos se espalham até fora do espaço destinado, tomando terrenos e calçadas. A prefeitura informou que uma empresa será contratada emergencialmente para resolver o problema.

ECOPONTOS – II

Nos ecopontos dos bairros Mário Dedini, Santo Antônio e Jardim Oriente, moradores relatam que a coleta não ocorre há mais de um mês. A situação provoca riscos, com aparecimento de animais peçonhentos e insetos. O ecoponto do Santo Antônio também sofre com o acúmulo de entulho, que antes era recolhido semanalmente. A reportagem flagrou uma montanha de materiais ao lado de uma área de mata, além de descarte irregular de móveis inteiros.

ECOPONTOS – III

Os ecopontos de Piracicaba – que em outros momentos chegou a ser motivo de elogio deste mesmo Capiau, idoso e cansado – permitem o descarte gratuito de até um metro cúbico de resíduos por dia, apenas para pessoas físicas. Quantidades maiores exigem a contratação de caçamba. No entanto, o acúmulo de materiais revela que a coleta precisa ser regularizada.

ECOPONTOS – IV

Com a situação dos ecopontos, somada à situação de abastecimento de água, o fechamento das piscinas municipais e as dificuldades criadas por conta das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIN) para contratação de servidores comissionados, há quem diga, pelos corredores da política, que o prefeito Helinho Zanatta (PSD) já pode dizer que recebeu uma herança maldita. Será?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima