SEMTRE
O ex-titular da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda) — falamos em Desenvolvimento —, José Luiz Guidotti Junior (PP), dos mais destacados empresários da Região, analisa as mudanças e diz que “a pasta volta para os braços do sindicalismo, que não gera e nunca gerou empregos”. Depois de Guidotti — vice na chapa do ex-prefeito Luciano Almeida —, quem assumiu a secretaria foi o empresário Euclydes Libardi, ex-presidente do Simespi, entidade sindical patronal.
GOVERNADOR
O governador em exercício Felicio Ramuth — Tarcísio de Freitas está em viagem — visitou nesta quarta (8), às 10h, em São Bernardo do Campo, as obras do BRT-ABC, sistema rápido de ônibus elétricos que vai conectar o ABC Paulista ao Terminal Sacomã, na capital. Às 12h, Felicio seguiu para a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em Diadema, para conhecer o LokomatPro Sensation, equipamento robótico de alta tecnologia utilizado em terapia intensiva para pacientes com limitações de mobilidade. Bom conhecer in loco.
CAMPOS — I
O ex-vereador e advogado Paulo Campos (Podemos), após disputar o primeiro turno das eleições para prefeito de Piracicaba, ficando em quinto lugar com 9.038 votos (equivalente a 4,43% do eleitorado piracicabano), está cada vez mais próximo do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). A aproximação visa fortalecer alianças políticas em preparação para a disputa eleitoral de 2026.
CAMPOS — II
Como já divulgou este Capiau, Paulo Campos foi visto na última sexta-feira (3), em Santa Bárbara d’Oeste, participando de um evento ao lado do presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força. A presença do ex-vereador, que é apontado como um possível candidato a deputado, levanta especulações sobre sua possível saída do Podemos.
CAMPOS — III
Nos bastidores políticos, comenta-se que Paulo Campos pode estar considerando integrar o partido liderado pelo sindicalista José Luiz Ribeiro, em Piracicaba, um dos nomes cotados para assumir a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre).
MDB — I
O candidato a vice-prefeito na chapa de Barjas Negri (PSDB), André Augusti (MDB), e a presidente do MDB Mulher, Carol Sturion, estão intensificando o programa de filiação ao partido liderado por Baleia Rossi. A movimentação levanta questionamentos sobre possíveis diretrizes vindas da liderança nacional, já que Baleia Rossi é apontado como um possível candidato ao Senado Federal nas próximas eleições.
MDB — II
Com duas vagas em disputa, Rossi precisará de amplo apoio político, especialmente diante de potenciais adversários como Eduardo Bolsonaro (PL) e o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite (PL), ambos cotados para a corrida ao Senado. E não vamos nos esquecer das nuvens, ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.
RENAN
O vereador Renan Paes (PL) declarou publicamente, durante sua participação no podcast “Entre Aspas”, transmitido pela TV Metropolitana e apresentado pelo jornalista Ronaldo Castilho, que apoiará Eduardo Bolsonaro (PL) na disputa por uma cadeira no Senado Federal. Renan ressaltou que recebeu apoio integral da família Bolsonaro quando decidiu se candidatar a uma vaga no Legislativo local.
TROCA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a saída do ministro Paulo Pimenta do comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom), após semanas de especulação sobre mudanças na pasta. Para ocupar o cargo, foi escolhido o marqueteiro Sidônio Palmeira, estrategista que desempenhou um papel central na campanha presidencial de Lula em 2022. É sair do analógico e ir para o digital.
COMUNICAÇÃO
Em Piracicaba, permanece uma incógnita sobre quem assumirá os três cargos de liderança na Comunicação da Prefeitura. Com a reforma administrativa, o cargo de Diretor de Comunicação Social foi extinto, dando lugar a novas funções: Superintendente de Comunicação, Superintendente de Comunicação Digital e Gerente de Comunicação. Resta agora aguardar a manifestação do nobre alcaide para definir a definição dos nomes que ocuparão essas posições estratégicas.
ESQUECEU? – I
O ex-vereador Fabricio Polezzi (PL) continua ativo em suas redes sociais. Na terça-feira (7), ele publicou a aprovação dos projetos de leis complementares que tratam das reformas administrativas do Semae e da Prefeitura e pontuou que apenas “os dois únicos partidos irmãos siameses que votaram contra” foram PT e PSDB. Ele esqueceu que Silvia Morales é do PV.
ESQUECEU? – II
Mas Polezzi também esqueceu que o presidente da Câmara, recém-eleito, Rerlison Rezende, o Relinho, é filiado do PSDB. Não só. Mas está no tucanato desde seu primeiro mandato. E esqueceu, ainda, que Relinho teve apoio da bancada do PL (exceto Laércio Trevisan Jr.) na votação do último dia 1o.
ESQUECEU? – III
Polezzi, como costume, sempre usa de ironias e sarcasmo em suas redes. Ele afirma que o PSDB é “o PT de banho tomado, barba feita e um diploma de faculdade”. Será que a descrição também vale para Relinho? E outro detalhe que ele esqueceu: o vice-presidente da Mesa, Rafael Boer (PRTB), é o representante do PL na Mesa comandada pelo tucano.