HFC Saúde é o 1º hospital do Brasil a conquistar a ISO 12296

Equipe recebe certificação da Escola Ocra Brasiliana – foto: Divulgação

Acaba de chegar no HFC Saúde o Certificado da Escola OCRA Brasiliana, que comprova a conformidade do hospital com a metodologia Mapho, referendada pela ISO 12296, que estabelece princípios ergonômicos para o diagnóstico e a gestão de Fatores de Riscos Ergonômicos na Movimentação Manual de Pacientes. Um marco histórico para a saúde brasileira e piracicabana, o HFC Saúde é o primeiro hospital do país a ter essa certificação. “Essa norma internacional, específica para a movimentação segura de pacientes, atesta a excelência dos processos e a preocupação do hospital com o bem-estar e a segurança de seus colaboradores e pacientes”, disse o presidente do HFC Saúde, José Coral.

Durante a auditoria, os avaliadores da Escola Ocra Brasiliana destacaram o compromisso contínuo da alta direção e o envolvimento ativo na busca por melhoria contínua. “Proatividade e a excelência na condução técnica e administrativa da Ergonomia no HFC Saúde, garantiram a certificação Nível 2, um marco importante na área da saúde”, ressaltou a auditora Patrícia Rossafa Branco.

Ao longo desses anos, o hospital investiu em treinamentos, equipamentos e na adaptação de seus processos de acordo com a ferramenta ergonômica Mapho qual é referendada por esta ISO, sempre com o objetivo de garantir a movimentação segura de todos os pacientes, junto com os colaboradores. “A jornada foi desafiadora, mas os resultados foram recompensadores. A redução de incidentes, a melhoria nas condições de trabalho dos colaboradores e a publicação de artigos científicos em revistas de renome são apenas algumas das conquistas alcançadas”, ressaltou o Profissional de Educação Física, Cleber Ercolin Duarte.

A ferramenta ergonômica Mapho estabelece requisitos para a gestão de riscos nas movimentações de pacientes, a formação de profissionais e a utilização de equipamentos adequados para a movimentação de pacientes. Ao adotar essa norma, o HFC Saúde demonstra seu compromisso com a excelência e a inovação, posicionando-se como referência nacional neste quesito.

O apoio da diretoria foi fundamental para implementar as mudanças necessárias e superar os desafios inerentes a essa jornada. A mudança de cultura, e a melhoria contínua, são pilares na construção das movimentações segura dos pacientes.

“Durante a auditoria fomos informados que há hospitais de nome na capital que não apresentam guinchos de transferência de pacientes em todos os setores, e hoje nós temos. Ao olharmos para trás, percebemos o quanto evoluímos. Agradeço ao HFC Saúde pela oportunidade de trilhar essa jornada e a todos os colaboradores pelo apoio e compreensão durante esse processo. Essa conquista é fruto de um trabalho em equipe e do nosso compromisso com a excelência”, disse a médica do Trabalho, Dra. Patrícia Nestrovsky.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima