Caldeirão Político

CANCELADA — I

O TRE, no último dia 04, retirou a multa de R$5.000,00 que a Justiça Eleitoral de Piracicaba havia aplicado em André Augusti, presidente do MDB de Piracicaba. A publicação, ainda no período de pré-campanha, em apoio o então pré-candidato Barjas Negri (PSDB) dizia “Sextou” com S de Sim; o STF decidiu que Barjas Negri pode ser candidato e podia ser prefeito. Além de usar a #voltabarjas.

CANCELADA — II

A Justiça Eleitoral de Piracicaba considerou que se tratava de propaganda eleitoral antecipada, mas o TRE considerou que a publicação era meramente informativa, ou seja, não era ilegal e, por isso, retirou-lhe a multa de R$5.000,00.

CANCELADA — III

O emedebista André Augusti foi defendido pelo advogado especializado em Direito Eleitoral Max Fernando Pavanello. Aliás, que acaba de ser reeleito Conselheiro Estadual da OAB. Ótimo.

SEM APOIO? — I

A candidatura do vereador Wagner de Oliveira (PSD) à presidência do Legislativo de Piracicaba nos próximos anos chegou ao fim sem o apoio dos deputados estaduais Alex Madureira (PL) e Helinho Zanatta (PSD). De acordo com informações a este idoso e cansado Capiau, essa decisão foi discutida na última terça (10), durante reunião na Assembleia Legislativa (Alesp), no Palácio Nove de Julho. E sem nuvens?

SEM APOIO? — II

Wagner de Oliveira ainda nutria esperanças de obter o apoio dos deputados estaduais Alex Madureira e Helinho Zanatta. No entanto, fontes indicam que ambos delegaram toda a articulação política ao pastor Toninho, líder estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular. Esse movimento, ao que tudo indica, faz parte de um acordo firmado durante o segundo turno das eleições municipais. E as nuvens?

MESA DIRETORA

Caso se confirme a articulação liderada pelo pastor Toninho, a composição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026 já estaria definida: Rerlison Rezende – Relinho (PSDB) na presidência, Rafael Boer (PRTB) como vice-presidente, Thiago Ribeiro (PRD) na 1ª secretaria e Alessandra Bellucci (Avante) na 2ª secretaria. Isso é o que comentam os mais próximos de todos.

PSDB — I

Única dúvida para o eleitor comum — e este Capiau, idoso e cansado, está aí incluído — é a presidência da Mesa da Câmara Municipal ser nutrida, de forma objetiva, por um filiado ao ninho tucano. Barjas Negri, o mais destacado do PSDB na Região, um dos fundadores de legenda, o tucano-maior, foi adversário do prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD), entre os mais críticos ao indicado por Gilberto Kassab, líder-maior do PSD no Brasil. Já pensaram nisso?

PSDB — II

Política e popularmente, o vereador reeleito Relinho tem apoio de lideranças destacadas, sem dúvida, como é caso de pastores. Mas, partidária e juridicamente, o indicado está, inteira e intimamente, ligado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), os chamados tucanos, que, em fins da década de 1980, deixaram o MDB e juntaram-se no “ninho”. Nesse processo da Mesa Diretoria, já se pensou nisso? Mas ninguém é obrigado a pensar. Só olhar para as nuvens.

INFLUÊNCIA?

Alguns políticos da cidade apontam uma forte influência das igrejas evangélicas na Câmara de Vereadores, especialmente devido à atuação mais evidente do pastor Toninho, que antes era conhecido por sua discrição. Ele teria assegurado, por exemplo, o voto do vereador e também pastor Rerlison Rezende por força política. Este Capiau, talvez ingênuo, jamais pensaria assim em relação às atitudes de um Ministro do Evangelho. Saber-se-á bem, a partir de 1º de janeiro, com ou sem nuvens.

BRITO

O ex-vereador em Barra Bonita e empresário em Piracicaba Edvaldo Brito (Avante) garante que nada terá a ver com a futura Administração Municipal de Piracicaba. Ele informa que vai se dedicar três dias da semana aos seus negócios e dois dias serão dedicados ao Partido Avante no Estado de São Paulo, como secretário executivo. Aliás, cargo de alto significado nas legendas. Difícil enxergar nuvens…

REDE — I

A Rede Sustentabilidade de Piracicaba iniciou sua campanha de filiação, convocando cidadãos comprometidos com a preservação ambiental e a construção de uma cidade mais saudável e habitável para todas as formas de vida. O movimento destaca a importância da proteção dos rios Piracicaba e Corumbataí, essenciais para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população.

REDE — II

Com o lema “Juntos, podemos restaurar, preservar e construir”, a Rede Sustentabilidade busca engajar a sociedade na defesa de um futuro sustentável. A preservação dos recursos hídricos da região está no centro da agenda do partido, que acredita na mobilização coletiva para enfrentar os desafios ambientais e sociais.

REDE — III

“A hora é agora! Convidamos todas as pessoas que acreditam nessa visão a se juntarem a nós. Estamos de portas abertas para construir um futuro melhor, onde natureza e sociedade coexistam em harmonia”, conclama a equipe do partido.  Os interessados em participar da campanha de filiação podem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 99834-1818 ou acompanhar as iniciativas da Rede Sustentabilidade de Piracicaba no Instagram, pelo perfil @redepiracicaba18.

REDE — IV

A Rede Sustentabilidade é um partido político que tem como base princípios ecológicos, sociais e democráticos. Em Piracicaba, sua atuação se concentra na valorização e preservação dos recursos naturais, promovendo ações em prol da qualidade de vida e da sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima