Caldeirão Político

ENXADA NAS MÃOS
Na condição de conselheiro do Clube 13 de Maio, o jornalista Martim Ferreira e José Luiz Teodoro, presidente, na manhã desta quinta (12), de enxada em mãos, não mediram esforços para capinar o mato alto no entorno da Igreja de São Benedito, na rua Rosário, numa ação voluntária. Um registro para reconhecimento e, ao mesmo tempo, para rascunhar os que escreverão a História de Piracicaba.

DOS LEITORES
“Desenrolar significa resolver ou terceirizar? Ou ainda privatizar? Tudo um grande mistério, quem viver verá” (Gianina Morgantti). Este idoso e cansado Capiau entende que precisa esperar o prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD) anunciar seu secretariado técnico, assumir, colocar seu plano na prática e ver os resultados. Sempre pensamos em 200 dias. E não será diferente. 

VETO — I
O prefeito Luciano Almeida (PP) vetou o Projeto de Lei 240/2024, de autoria do vereador reeleito André Bandeira (PSDB), que propunha a ampliação do uso do transporte especial Elevar para atividades de lazer e esportes. A iniciativa visava promover a inclusão social de pessoas com deficiência severa. O veto foi publicado no Diário Oficial e, em sua justificativa, o prefeito argumentou que a decisão foi baseada nos impactos financeiros e em questões contratuais.

VETO — II
André Bandeira criticou a decisão do prefeito e ressaltou a importância da medida para promover cidadania e inclusão social. Segundo ele, “lazer e esportes não são privilégios, são direitos fundamentais.” Diante do veto, a equipe do vereador tucano terá agora o desafio de articular com os demais parlamentares para buscar a derrubada do veto em plenário, garantindo a aprovação do projeto e avançando na luta por uma cidade mais inclusiva.

VETO — III
Derrubar o veto do prefeito Luciano Almeida ao longo desses quatro anos de seu mandato não tem sido uma tarefa difícil. Pelo contrário, o atual chefe do Executivo enfrentou uma série de vetos derrubados pela Câmara. Essa situação reflete uma clara falta de articulação política por parte do Executivo, que, ao que tudo indica, não contou com secretários ou assessores capazes de estabelecer um diálogo produtivo com os vereadores. Essa ausência de interação efetiva é mais um exemplo de uma estratégia mal planejada por parte do prefeito. Um ponto importante a ser refletido para gestões futuras.

MDB
O partido liderado por André Augusti em Piracicaba já começou a se movimentar para as eleições de 2026. Conforme apurado, Augusti fez um convite oficial ao ex-prefeito Barjas Negri para deixar o PSDB e ingressar no MDB, com a proposta de disputar o cargo de deputado federal. O convite conta com o aval do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi. Resta saber se o ex-ministro da Saúde no governo FHC aceitará abandonar o ninho tucano para encarar este novo desafio político. Ou só Baleia Rossi pensa no Senado em 2026?

BERTAIA — I
O vereador eleito pelo MDB, pastor Edson Bertaia, está atualmente fora do Brasil. Conforme indicado em suas redes sociais, ele se encontra em Israel. Ao que tudo indica, o vereador mais votado do MDB não deverá comparecer à cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos, marcada para dia 16, próxim segunda-feira, sob organização da Justiça Eleitoral, sempre aplaudida pelo ótimo trabalho em favor da Democracia.

BERTAIA — II
Tudo indica que o vereador eleito pelo MDB, pastor Edson Bertaia, estará presente em sua posse no dia 1º de janeiro, na Câmara. Além disso, deverá participar da Sessão Especial para a escolha da nova Mesa Diretora do próximo biênio, onde, ao que tudo aponta, votará em seu colega de igreja, pastor Rerlison Rezende (PSDB). Ambos contam com o apoio integral do pastor Toninho, líder da igreja no Estado de São Paulo, fortalecendo a aliança entre eles no cenário político local.

BERTAIA — III
Como este idoso e cansado Capiau gosta da Igreja Cristã e gosta, também, daPolítica — e não se alinha a política com p minúscula —, bem que seria bom ter algumas aulas com os senhores pastores, eleitos ou não para cargo política. Sempre é bom aprender. Certamente, não faltará oportunidade.

PAULA
Parte da equipe de transição do governo Helinho Zanatta (PSD), a advogada e ex-candidata a uma cadeira no Edifício Prudente de Moraes pelo partido Republicanos anunciou, por meio de suas redes sociais, que o Ministério da Defesa planeja abrir, a partir de 1º de janeiro, 1,5 mil vagas iniciais para o alistamento feminino nas três Forças Armadas. As mulheres poderão optar entre o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, de acordo com as aptidões e as vagas disponíveis, marcando um avanço na inclusão feminina no setor militar.

NOMES
O que não falta para o prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD) é a indicação de nomes, desde o mais simples até o mais acadêmico. Como o próprio Zanatta e seus assessores, hoje, pouco falam, este idoso e cansado Capiau prefere esperar o dia do anúncio de ou dos secretários de Sua Excelência e depois comentar — se for o caso — em torno dos titulares que virão para as secretarias municipais.

NANCY
Com certeza, a secretária titular da Sema, Nancy Thame, não indicou e nem indicaria nomes para o prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD). É certo que a engenheira agrônoma cumprimentou e felicitou o vitorioso, no mais alto grau ético de uma pessoa moldada para a política do bem e em favor da coletividade. Parabéns, Nancy, pelo que tem feito para a Zona Rural do Município e que atinge, também, outras comunidades da Região.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima