A Emeb Professor Antonio Carlos Pinto, de São Pedro, foi uma das 10 escolas destaques do país no Programa Educação Viária é Vital, da Fundación Mapfre no Brasil. O programa é uma ação educativa que repassa aos professores maneiras de trabalhar o tema com os alunos.
A participação da escola começou em maio, quando aconteceu uma reunião para falar do programa realizado em parceria com o Detran. Os professores envolvidos fizeram uma formação online sobre o tema e o resultado foi o desenvolvimento de um projeto com uma série de atividades para serem realizadas com as crianças da educação infantil.
Em agosto, os professores elaboraram as atividades que acontecerem do dia 3 ao dia 12 de setembro. Entre as ações realizadas estão contação de história, circuito com placas de trânsito, caça ao tesouro do trânsito, passeio pelo quarteirão da escola, com observação da sinalização, pesquisa com os pais e roda de conversa sobre o tema.
“O projeto envolveu os 115 alunos do Pré I e Pré II e toda a equipe escolar, que participou com afinco. A escola ficou toda sinalizada, pelo período de 15 dias, com placas de trânsito espalhadas pelo ambiente escolar. Na fila, na entrada, no corredor, tudo foi feito para envolver as crianças no tema”, conta a coordenadora do projeto e coordenadora pedagógica da Escola Professor Antonio Carlos Pinto, Tatiane Galante.
Alguns dias depois de enviar para a plataforma os registros das atividades realizadas, a escola Joaquim Norberto recebeu a informação de que tinha sido escolhida como destaque regional e foi convidada a participar de um encontro de educadores, realizado em São Paulo no último fim de semana.
“No evento foram realizadas palestras sobre os objetivos do programa, como por exemplo, diminuir as ocorrências relacionadas ao trânsito, e contribuir para a formação de bons motoristas e bons pedestres, com respeito às regras de trânsito”, destaca Tatiane.
No dia 29 foi feito o anúncio de que a escola era um dos 10 destaques nacionais. “Foi muito emocionante. A nossa escola, ao realizar, elaborar e participar deste projeto tão significativo sobre o trânsito, alcançou algo extraordinário. Ao longo de cada etapa do Programa Educação Viária é Vital, unimos a comunidade escolar em torno de uma causa vital: o trânsito seguro. Esse trabalho em equipe nos levou a ser reconhecidos, primeiro, como destaque regional e, em seguida, como destaque nacional”.
A coordenadora comentou também a emoção do anúncio. “Foi maravilhoso, poético, como se o nosso empenho ecoasse pelo salão, reafirmando que a educação é capaz de transformar vidas e construir caminhos seguros. Esse momento ficará eternamente marcado na história da escola e nos corações de todos nós”, disse, acrescentando que, “com imenso orgulho, representou a escola e a cidade de São Pedro no Encontro Nacional de Educadores..
FONTE DE CONHECIMENTOS – “O professor é fundamental na disseminação do conhecimento para que possamos cada vez mais reduzir mortes no trânsito. Formamos professores de todo o país para que levem um modelo de prevenção, de educação e de humanização e ao longo dessa jornada, selecionamos os projetos de destaque”, aponta Fátima Lima, representante da Fundación Mapfre no Brasil.
O Programa Educação Viária é Vital tem entre os objetivos reduzir os elevados índices de ocorrências de trânsito a partir de projetos realizados por alunos regularmente matriculados no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e também por professores, nas localidades onde o programa é implantado.
São realizadas atividades integradas às disciplinas e aulas, que tem por objetivo tornar a circulação mais segura, justa e eficiente, com envolvimento de estudantes e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas a escola e levando-os a elaborar e implementar projetos que visem melhorias nestas condições da mobilidade.
Educação Viária é Vital proporciona aos professores e alunos a oportunidade de adquirir conhecimento de forma participativa e autônoma, tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem. As atividades propostas em sala de aula partem de problemas e situações reais, a fim de gerar debate, reflexão e pensamento crítico.