SHOW EM PIRACICABA
Moysés Rico, de Mogi Guaçu — filho do sempre lembrado Zé Rico —, visitou e deixou cabelos e barba em ordem para o show que fará com Milionário dia 21 de dezembro, um sábado, na sede campestre do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba. Sempre bem-vindos os reconhecidos artistas. É claro que, na mente de Abdala, lhe passa a paisagem do Palácio Nove de Julho, no Ibirapuera, em São Paulo, enquanto recebe a visita de amigos ilustres e famosos.
MULHERES — I
Buscando fortalecer as políticas públicas estaduais voltadas para as mulheres, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em sessão extraordinária de quarta (4), três diferentes projetos de lei sobre o tema.
MULHERES — II
As propostas indicam a criação de um programa de acompanhamento às mulheres vítimas de violência doméstica, de uma política de atenção integral à saúde de mulheres no climatério e na menopausa, e a inclusão da chamada ‘economia do cuidado’ no Sistema de Contas do Estado. Os projetos seguem agora para sanção, ou veto, total ou parcial, do governador Tarcísio de Freitas.
COCAÍNA
A Polícia Militar Rodoviária de São Paulo apreendeu mais de 3,2 toneladas de cocaína em meio à carga de ração de gado, quarta (4), em Assis. Com o prejuízo causado ao crime organizado de aproximadamente R$ 100 milhões, esta foi a maior apreensão da droga já registrada da história de SP. A apreensão é resultado de um trabalho de inteligência das forças de segurança, que prenderam três pessoas em flagrante durante a ocorrência.
CÂMARA — I
A eleição da futura Mesa Diretora da Câmara Municipal de Piracicaba está articulada. Um grupo de vereadores está optando por uma Mesa Diretora que use o cargo para grandes projetos para os piracicabanos. Esse grupo está preocupado em não deixar a Casa de Leis virar página inexpressiva; quer uma Câmara respeitada por toda a população piracicabana. Que assim seja!
CÂMARA — II
Os bastidores do Legislativo estão bastante agitados por conta de interesses que os críticos chamam de “próprios” e que a mudança encerra uma “era de riscos” para todos os edis da Casa. Esse grupo de vereadores diz não querer correr riscos de que o representante da Mesa Diretora use o cargo para levar vantagens pessoais, o que não se registrou até agora, como comentam os mais afoitos nas fofocas.
CÂMARA — III
Este Capiau, idoso e cansado realmente, teve uma informação que o vereador Rerlison — do PSDB — já tem apoio de vários partidos, com uma carta-compromisso das legendas: PL, PRTB, Republicanos, Avante, PP, PSD, União, Solidariedade e PRD. Esse acordo de partidos já garantiria 16 votos para a vitória, claro que sem contar com as nuvens… estas surpreendem.
OUTROS — I
Na eleição para a futura Mesa Diretora da Câmara, um grupo de vereadores, tanto eleitos quanto reeleitos, demonstra descontentamento com a articulação que favorece Rerlison Rezende (Relinho), do PSDB, para a presidência. Em resposta, já estão em curso movimentações estratégicas para conter a influência do pastor Toninho (Antonio Carlos Stefan), líder da Igreja Quadrangular, sobre o prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD).
OUTROS — II
Esse mesmo grupo de vereadores questiona como o prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD) pretende administrar a “crise” emergente em sua ampla bancada de apoio. A expectativa geral era de que o candidato natural do prefeito eleito fosse Wagnão (PSD). Para esses parlamentares, a escolha de Relinho, do PSDB, partido de Barjas Negri, é vista como uma imposição, interpretada como uma afronta à base aliada no Legislativo. Faz parte. Mas há nuvens também por todos os lados.
OUTROS — III
O cenário indica que o nome de Relinho enfrentará resistência, mesmo contando, em teoria, com 16 votos em uma suposta lista de compromisso. No entanto, essa lista tem pouca relevância prática até 1º de janeiro de 2025, quando será definida a nova Mesa Diretora. Até lá, o panorama pode mudar significativamente, e o apoio do pastor Toninho ao vereador e também pastor Relinho pode não ser suficiente para assegurar sua eleição. As nuvens passam pelas igrejas também.
OUTROS — III
Prova disso tudo é que o líder da Igreja do Evangelho Quadrangular não conseguiu emplacar o nome do pastor Paulo Nardino como vice na chapa do tucano Barjas Negri, que preferiu o empresário André Augusti — pouquíssimo nas fotos das bandeirolas de campanha —, presidente do Diretório Municipal do MDB, evidenciando os desafios de consolidar sua influência. Mas na matemática política sempre há a presença das nuvens, que as segura de um lado e de outro, ora de um jeito, ora de outro jeito.
OUTROS — IV
Esse grupo também já iniciou discussões internas sobre a necessidade de agendar uma conversa estratégica com o pastor Dilmo dos Santos, que, assim como pastor Toninho, apoiou Helinho Zanatta (PSD) e agora está filiado ao mesmo partido do prefeito eleito, o PSD. E foi deputado estadual, viu as nuvens lá pelas bandas do Ibirapuera.
OUTROS — V
Para os integrantes do grupo, é fundamental que os pastores Dilmo e Toninho dialoguem não apenas sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara, mas também sobre a distribuição de secretarias municipais e a ocupação de cargos nos segundo e terceiro escalões da Prefeitura. Claro que terão que falar com o prefeito eleito Zanatta, já treinado no gol, na pequena e grande área e no meio de campo político. Nunca foi gandula.
RESUMO — I
O nome de Relinho — que inicialmente parecia ser um consenso, pois se esqueceram das nuvens ao fazer a matemática — já enfrenta resistência entre seus pares na Câmara Municipal. O apoio de partidos como PL, Republicanos e outros não é mais uma garantia para sua eleição neste momento.
RESUMO — II
Por isso e mais alguma coisa, o PSD, partido do prefeito eleito Helinho Zanatta, tem demonstrado insatisfação, e seus vereadores estão dispostos a deixar claro que, em caso de um possível racha, Relinho pode nem contar com o apoio integral de seus próprios colegas de bancada do PSDB, quando se saberá só dia 1º de 2025.
CORREÇÃO – I
O empresário Edvaldo Brito, secretário geral do Partido Avante no Estado de São Paulo, garante que não será secretário municipal. É que, ontem (5), este idoso e cansado Capiau publicou essa informação, claro que de fofoqueiros mais destemidos que querem dar alguma interpretação na Política e na política de Piracicaba. Também faz parte.
CORREÇÃO – II
Ascencion Caraiol Piccoli — um exemplo de força e dedicado, aos 92 anos de idade —mantém com regularidade o acompanhamento que faz há dez aos no CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba. Ontem (5), em matéria de A Tribuna, saiu errado: são 19 netos e não 189. Saúde e Paz.