Despertar o interesse de meninas e jovens pelas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Esse é o objetivo do Jornada Liga STEAM e STEAM Girls, programas da Fundação ArcelorMittal que chegaram neste ano em Piracicaba. O primeiro tem como missão capacitar e incluir jovens mulheres no mercado de trabalho, e o segundo despertar o interesse de meninas com idade entre 6 e 19 anos por essas áreas.
O STEAM Girls acontece pela primeira vez na cidade no dia 16 de dezembro, às 14h, na Fundação Municipal de Ensino – Fumep, e tem como objetivo desconstruir estereótipos de gênero e estimular o envolvimento e o interesse de mulheres em áreas de STEAM. A dinâmica terá a mediação de Deborah de Mari, vencedora do Prêmio de Direitos Humanos 2021 e uma das vozes mais influentes em política de gênero. A iniciativa conta com a participação de empregadas da ArcelorMittal Piracicaba que falarão sobre a experiência trabalhando nessas áreas.
O Jornada Liga STEAM, programa que tem a duração de oito meses, chega com abordagem focada em habilidades profissionais e desenvolvimento pessoal para jovens com idade de 17 a 29 anos da região. A aula inaugural aconteceu em outubro e contou com a presença de educadores, representantes da unidade ArcelorMittal em Piracicaba, que destacaram a importância de iniciativas como esta para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Além de receberem as boas-vindas, as alunas tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do curso, que abrange desde a capacitação técnica em áreas STEAM – acrônimo em Inglês para as palavras Ciência, Tecnologia, Engenharias, Arte e Matemática – e que juntas formam as profissões do futuro, até o desenvolvimento de competências socioemocionais, como liderança, comunicação e resolução de problemas.
Durante as aulas gratuitas, as participantes têm acesso a ferramentas práticas para garantir sua inserção em um ambiente de trabalho competitivo e tecnológico. Os encontros semanais e com acompanhamento direcionado, estão acontecendo na EEP – Escola de Engenharia de Piracicaba.
As duas iniciativas reafirmam o compromisso da Fundação ArcelorMittal com a equidade de oportunidades e o empoderamento de jovens mulheres, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de novas tecnologias que podem se tornar inovações científicas, tecnológicas, sociais de impacto social positivo com potencial de mercado ou de qualificação para o mercado de trabalho. Este é mais um passo rumo a um futuro em que as mulheres podem não apenas sonhar, mas conquistar seu espaço no mercado de trabalho.