1ª Conferência Intermunicipal vai discutir Emergência Climática e Transformação Ecológica

Evento acontece na Câmara Municipal e as inscrições gratuitas estão abertas

“Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica” é o tema central da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, que será realizada no próximo dia 7 de dezembro, na Câmara de São Pedro, como resultado do esforço coletivo dos municípios de São Pedro, Águas de São Pedro, Brotas, Charqueada, Santa Maria da Serra e Torrinha para enfrentar os desafios impostos pela crise climática. O evento será realizado das 8h às 12h30.

A conferência inédita tem como objetivo reunir representantes dos seis municípios, além de especialistas, agentes públicos, entidades ambientais e membros da sociedade civil, para um debate abrangente sobre as urgências e possibilidades de ação no enfrentamento à crise climática.

Entre as atividades programadas está a Palestra Emergência Climática em cidades brasileiras: Conceitos e instrumentos para uma adaptação transformativa, de Eduardo Prado Gutiérrez, pesquisador de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Unicamp. Além disso, serão realizadas mesas de discussão com foco em propostas concretas e a eleição de delegados que representarão a região nas etapas estadual e nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para ocorrer entre janeiro e maio de 2025.

Para os organizadores, a conferência vai além de uma oportunidade de diálogo, configurando-se como um ponto de partida para ações coordenadas em prol da sustentabilidade regional. “Nosso objetivo é envolver a comunidade e as lideranças locais na busca por soluções efetivas, impulsionando uma transformação ecológica que fortaleça a resiliência dos nossos municípios diante dos efeitos das mudanças climáticas”, destaca o coordenador de Meio Ambiente de São Pedro, Rogério Bosqueiro Júnior.

Com o agravamento dos eventos climáticos extremos e o aumento das temperaturas, temas como conservação ambiental, políticas de mitigação e adaptação, gestão de resíduos, energia renovável e práticas de sustentabilidade urbana serão abordados nas discussões. A expectativa é que o evento contribua para o desenvolvimento de um plano de ação ambiental intermunicipal, com compromissos que possam ser implementados em curto, médio e longo prazo.

Inscrições: As inscrições para a conferência estão abertas e todos os interessados podem se inscrever gratuitamente para garantir sua participação. O formulário de inscrição está disponível no link: https://forms.gle/H3FnMka2LH4BBmtdA.

Acesse o regulamento: O regulamento do evento, que detalha as atividades e critérios de participação, está disponível online: https://docs.google.com/document/d/1tlkX1DHZ91ZzvojnuDZBj3PiPVh-PENcC8tDVCpuDis/edit?tab=t.0.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima