A Escola Municipal Ada Buselli Neme, localizada no bairro rural de Tanquinho, inaugurou na tarde de quinta-feira (28) a brinquedoteca conquistada na edição de 2023 do Prêmio Nacional Liga Steam, promovido pela Fundação ArcelorMittal.
O prêmio foi obtido pelo projeto S.O.S. Guamium, desenvolvido pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental sob a coordenação das professoras Rafaela Augusto Valentim e Glauciany Bragiato Feliz, em colaboração com a equipe escolar, a comunidade local, a Secretaria de Educação e a Prefeitura de Piracicaba.
Como premiação, a escola recebeu uma brinquedoteca equipada com computadores, televisor, software de controle de acervo e 500 livros infantis, além da reforma do espaço da biblioteca, com novos mobiliários, decoração e ar-condicionado, totalizando um investimento de R$ 350 mil.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Educação, Bruno Roza, da secretária de Governo Tássia Espego, do diretor da Fundação ArcelorMittal Luis Augusto de Arruda Penteado, da consultora de responsabilidade social da ArcelorMittal, Ana Scagnolato, além de representantes da comunidade, equipe escolar, coordenadoras e supervisoras da SME.
Durante seu discurso, o prefeito Luciano Almeida destacou: “A educação foi uma das áreas que mais me empenhei durante minha gestão. Investir na estrutura das escolas e no futuro dos nossos alunos foi prioridade. É emocionante ver este projeto se concretizar e saber que fizemos dessa unidade, a primeira 100% integral da rede, um modelo e referência em educação, com reformas, novos equipamentos, tecnologia nas salas de aula e o sistema de ensino Poliedro.”
O secretário de Educação, Bruno Roza, também enfatizou a relevância do projeto. “É gratificante ver Piracicaba se destacando nacionalmente com um projeto que transforma vidas e gera resultados reais. A parceria com a ArcelorMittal é fundamental para iniciativas como esta, que fortalecem o compromisso da nossa rede com inovação e sustentabilidade.”
Luis Augusto, da Fundação ArcelorMittal, elogiou a abordagem inovadora do projeto. “É inspirador ver como a união entre artes e ciências pode gerar inovação. Este prêmio forma uma geração de protagonistas, incentivando as crianças a buscar conhecimento para construir um futuro melhor.”
A diretora da escola, Fernanda Grisotto, expressou sua emoção ao lembrar da premiação em Belo Horizonte. “Foi indescritível ver nossas crianças conquistarem esse reconhecimento. Como uma escola rural, essa conquista coroa todo o trabalho da nossa equipe. É uma satisfação e felicidade imensa.”
A aluna Antonella dos Santos Camargo, que participou do projeto, compartilhou sua alegria ao conhecer a brinquedoteca. “A sala está muito bonita. Fico feliz de saber que conquistamos tudo isso. Adoro ler e mal posso esperar para aproveitar esse espaço com meus colegas.”
O projeto vencedor teve como foco a recuperação ambiental do ribeirão Guamium, no bairro de Tanquinho, incluindo a desobstrução de 2 km do ribeirão, a preservação de 14 nascentes e o plantio de árvores para recuperar a mata ciliar.