O vereador Gustavo Pompeo (Avante) participou da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nesta semana, o programa celebra a conclusão de um ciclo de conscientização e prevenção que envolveu mais de 1,4 mil alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental de 18 escolas da rede municipal de Educação de Piracicaba e uma escola da rede Estadual de Ensino.
O evento aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Clube do Saudosista. O vereador é o presidente do Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química, e criador do Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura da Paz. Ele destacou o impacto transformador do programa. “Prevenir é educar para salvar vidas. A resistência às drogas é um dos pilares para a construção de uma juventude consciente e forte. Iniciativas como o Proerd são essenciais para proteger nossas crianças e criar um futuro melhor”, afirma Pompeo.
Durante as cerimônias, os estudantes recebem certificados de conclusão e os autores das melhores redações são premiados. “A educação não é só um direito, é uma ferramenta poderosa para mudar realidades. Ensinar nossas crianças a dizer ‘não’ para as drogas é um ato de amor e cuidado com o futuro delas e de nossa sociedade”, reforça o parlamentar.
O Proerd, aplicado desde 1993, é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Ensino Estadual. Com dez encontros interativos conduzidos por policiais militares, o programa busca orientar os jovens sobre os perigos das substâncias químicas e fortalecer sua resistência às influências negativas.
Gustavo Pompeo ainda afirmou que a luta contra as drogas começa na conscientização. “É nossa responsabilidade como sociedade garantir que programas como este tenham apoio e continuidade porque o futuro das nossas crianças dependem disso”, concluiu o vereador.