Wilson Geraldo Berto, idealizador do movimento, já tem convites à venda; agora, em favor da APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba
No passado, “U mai bão do pintado” teve inúmeros almoços e jantares no antigo Restaurante Mirante, com apoio especial de Agostinho Benites e várias empresas, sob a liderança do advogado Wilson Geraldo Berto, aposentado como diretor de cartório do Poder Judiciário na Comarca de Piracicaba. “Foi um tempo bom e que pudemos contribuir com o Hospital Ilumina, que acabou sendo interrompido, e tivemos a escolha agora sobre a APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba, com o primeiro marcado para dia 6 de dezembro, às 20h, uma sexta-feira”. A indicação da entidade foi pelo diretor de A Tribuna Piracicabana, jornalista Evaldo Vicente, associado da APFP.
“Importante desse evento de confraternização, cuja renda revertida totalmente à entidade escolhida, é que se trata de um prato especial da gastronomia piracicabana, com opção de mais de noventa por cento dos consumidores”, afirma Berto, que mantém o contato com o Pintado na Brasa, através do seu proprietário, Reginaldo de Jesus Costa, que se empenha em fazer um custo baixo, preço especial para que seja possível um superavit para a entidade. O restaurante fica na rua Bom Jesus, 1663, Bairro Alto, e está em funcionamento há oito anos.
CARDÁPIO — Os convites são vendidos a R$ 120,00 cada, com sorteios de doadores, e o cardápio é constituído de entradas (picles, azeitonas chilenas e pão), além de maionese de legumes, tendo como prato principal o pintado na brasa ou filé mignon na brasa. Acompanhamentos são de arroz à grega, batatas fritas, pirão de pintado e molho tártaro. As bebidas serão cobradas à parte.
Os convites podem ser adquiridos pelo telefone (19) 3490-0166, ou com Berto (cel 19-9-8146-9009.
Para Berto — que também cuidará das fotografias para publicação de um social especial —, o prato é especial e, por isso, completa no evento: “Nói bamo nem num vô”, garantindo assim o linguajar caipiracicabano, já famoso em todo o Brasil, através do livro Tarco, Arco, Verva, do consagrado escritor piracicabano Cecílio Elias Neto. Trata-se de um Dicionário do Dialeto Caipiracicabano, já em sexta edição, com mais de cem mil exemplares vendidos.
Entidade – O trabalho da APFP, fundada há 18 anos
Fundada em 25 de agosto de 2006, a Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba (APFP) atua — em parceria com a Smads, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Piracicaba —, na área de assistência social e é responsável por três serviços no município de Piracicaba, tendo como idealizador e presidente o Reverendo Sergio Paulo Martins do Nascimento, pastor da Igreja Presbiteriana do Piracicamirim (IPP), há 25 anos em Piracicaba e recebeu o título de Cidadão Piracicabano há oito anos. A sede fica na rua Juceli Aparecida Sacaro, 281, Jardim California.
CRESCER CENTRO DIA — Atendimento especializado para o desenvolvimento de autonomia de pessoas com deficiência de 18 a 59 anos de idade e suas famílias, aliviando a carga do cuidador e criando uma rede de apoio.
CASA DE PASSAGEM — Atendimento provisório de migrantes e pessoas de situação de rua, de ambos os sexos, em situação de risco, abandono, rompimento dos vínculos familiares, sem condições de sustento próprio, por tempo determinado.
NAS — Núcleo de Apoio de Social — Instrumento da assistência social, previsto em lei, como um serviço para atendimento de pessoas em situação de rua que estão com os vínculos familiares fragilizados e/ou rompidos.
ALÉM DA QUADRA — Programa que oferece práticas esportivas inclusivas para pessoas com deficiência em diversas faixas etárias, como atletismo, natação e tênis de mesa.