Empreendedoras – Mercado Mix prestes a atingir 10ª edição

Adriana Petrin e Carina Rochelle criaram o Mercado Mix, com foco em inovações e tendências. CRÉDITO: Reinaldo Diniz

Os empreendedores enfrentam desafios únicos no cenário econômico e social atual que exigem não só criatividade, mas também adaptação e persistência. A implantação de soluções inovadoras exige uma abordagem estratégica e dedicação constante, fundamentais para o sucesso em um ambiente competitivo e em constante mudança.

No mundo dos negócios, as mulheres enfrentam obstáculos adicionais, como a desigualdade de gênero, o acesso limitado a financiamento e redes de apoio. Mesmo diante dessas dificuldades, muitas estão quebrando estereótipos, liderando com inovação e resiliência, e trazendo perspectivas que enriquecem o ambiente empresarial. O empoderamento feminino no empreendedorismo é essencial para promover a diversidade e fortalecer a economia. Em reconhecimento a essas conquistas, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu, em 2014, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta terça-feira, 19.

Carina Rochelle, proprietária do ateliê Saboaria da Menina, em Piracicaba, destaca que “empreender é uma forma poderosa de empoderamento”. Ela afirma que as mulheres que rompem barreiras não estão apenas criando negócios, mas desafiando normas sociais e inspirando futuras gerações. Formada em Publicidade e Propaganda, Carina assumiu individualmente a gestão de sua empresa em 2019, após dois anos de sociedade, e se destacou no mercado com produtos exclusivos, focando em qualidade e construção de relacionamentos sólidos com os clientes.

À frente da LeMongrass, uma marca de roupas femininas também de Piracicaba, Adriana Petrin enfatiza a importância de criar redes de apoio para fortalecer o empreendedorismo feminino. Ela acredita que, ao unir forças, as mulheres podem compartilhar experiências e recursos, o que fortalece os negócios e abre portas para novas oportunidades. “Essa rede oferece suporte emocional e facilita a colaboração, além de aumentar a visibilidade dos negócios liderados por mulheres”, ressalta Adriana, que atende seus clientes pessoalmente, sem loja física, oferecendo conforto e praticidade.

Unidas por um propósito comum, elas fundaram há cinco anos o Mercado Mix. Com foco em inovações e tendências, o evento prestes a alcançar a 10ª edição reúne empreendedores de diversos segmentos, como semijoias, roupas, saboaria, doces e cuidados pessoais. Elas destacam que a cada edição o Mercado Mix se torna uma plataforma para a troca de ideias, networking e divulgação de novos talentos, com 80% dos participantes sendo mulheres.

“Com o sucesso das edições anteriores, o Mercado Mix se consolidou como um ecossistema de inovação que impulsiona o empreendedorismo regional e a economia colaborativa”, afirma Adriana. Carina complementa: “O evento é aberto a todos os profissionais que desejam expor seus produtos e serviços para a comunidade, oferecendo benefícios como estandes, divulgação nas redes sociais e muito mais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima