A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em segunda discussão, na noite de quinta-feira, 31 de outubro, na 65ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 186/2024, que institui em Piracicaba o Programa “Farmácia Solidária Pet”.
A proposta, trazida pelos vereadores Paulo Camolesi (PSB) e Alessandra Bellucci (Avante), “consiste na arrecadação de sobras de medicamentos veterinários não vencidos junto à população e sua subsequente distribuição aos tutores dos animais necessitados, sob supervisão, após rigoroso controle de sua qualidade e prazo de validade feito por um profissional veterinário devidamente qualificado e responsável”.
O projeto também prevê que a “Câmara Municipal apoiará permanentemente o Programa, providenciando sua ampla divulgação e busca de parcerias, inclusive junto aos clubes de serviços, universidades, associações, sindicatos, dentre outros”.
Os parlamentares, na justificativa da propositura, defendem que o projeto “visa evitar o desperdício de medicamentos por parte dos munícipes, pois muitas vezes, após a utilização de parte do medicamento, o cidadão acaba deixando vencer tal medicação sem fazer uso de toda a quantia disponível”.