Fermino Neto
Pode caracterizar uma atitude extremamente egoista uma pessoa ter um conhecimento guardado só para si e, por medo de errar ao se expor, negar-se a compartilhar experiências e conhecimentos que, de algum modo, poderiam melhorar as coisas para alguém.
“Quem não é visto não é lembrado “., sempre dizemos para quem se isola do movimento social . A frase é um velho ditado popular que significa que pessoas que se isolam ou não se mostram podem ser esquecidas ou substituídas por outras que estão mais à vista.
No marketing, porém, a frase significa que a visibilidade é um fator fundamental para iniciar o caminho do funil de vendas. “Quem não é visto, não é lembrado é também o nome de um livro escrito para autores independentes em início de carreira. O livro apresenta estratégias, técnicas, dicas, sugestões e ferramentas para que Quem não se comunica, se trumbica.” Essa era a célebre frase repetida à exaustão pelo considerado maior comunicador da televisão brasileira, o Chacrinha, apresentador de programas de auditório de grande sucesso das décadas de 1950 a 1980. Seu Abelardo Chacrinha Barbosa.
Vale repetir o jargão hoje para as redes sociais, principalmente para definir pessoas que ainda não se definiram quanto a participar delas.
Você não sai de cima do muro.
Toda vez que vai postar, pensa:
Que é óbvio demais
Que não vai ter engajamento
Que não é o momento certo
Que vão te achar tosco
Que vão te criticar
Que precisa ser perfeito
Que precisa se preparar antes
Seja por perfeccionismo, procrastinação, expectativas desbalanceadas, preguiça, falta de confiança, coragem ou crenças limitantes.
Parece que precisa ser uma obra de arte. Mas a verdade é que todos esses itens são distrações que te fazem colocar barreiras na sua própria criação de conteúdo — e você não sai do lugar.
Agora, vamos mudar o rumo.
O que me ajudou a sair desse limbo:
1. Separar tempo para criar
2. Buscar simplicidade
3. Começar com o que tenho
4. Começar com o que sei
5. Tentar ajudar uma pessoa só
6. Me comparar só comigo mesmo
Assim, eu consegui eliminar todas as distrações e focar na ideia de que nunca vou conseguir ser perfeito — criar conteúdo é o meio (a jornada), não o fim (o destino).
Pode ser que eu erre? Sim.
Posso não ter engajamento? Sim.
Pode ser que discordem? Sim.
Podem me achar tosco? Alguns já acham.
Nada disso me importa.
Se eu crio e posto todos os dias, todas as semanas, todos os meses, durante todo o ano, esses ‘fracassos’ vão ser pontinhos minúsculos numa imensidão de ‘sucessos.’
E cada ‘erro’ é uma oportunidade. Dê o primeiro passo. Postar é sobre servir e não sobre ser servido.