A Câmara aprovou o requerimento 1081/2024, na 65ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (31), que solicita ao Executivo informações sobre o uso e ocupação do Engenho Central. A propositura é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua. Ela solicita que a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) apresente relatório de eventos oficiais realizados ou apoiados pelo Poder Público e entidades parceiras, com dados sobre o público atingido.
Além disso, a vereadora questiona se a Semac tem controle de acesso do público aos espaços e equipamentos do local, solicitando dados dos últimos quatro anos.
Outro ponto levantado é o valor arrecadado pelo aluguel dos espaços do Engenho Central em eventos realizados entre 2020 e 2024, bem como a destinação dos recursos ao Fundo Municipal de Cultura e eventuais investimentos em melhorias do patrimônio tombado.
A vereadora também busca esclarecimentos sobre a rubrica destinada à Recuperação do Parque do Engenho Central na Lei Orçamentária Anual de 2024, questionando o montante executado até o momento com manutenções do patrimônio.