Educação – Escola rural da cidade recebe projetos ‘Leitura no Campo’ e ‘CTC na Escola’

Novo espaço de leitura, melhorias de infraestrutura e atividades de voluntariado são ações em conjunto dos projetos realizados pela Rede Educare com patrocínio do CTC

 

Com o propósito de valorizar a educação enquanto base para um futuro melhor, serão entregues na manhã do dia 6 de novembro para a Escola Estadual Augusto Melega, localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, os projetos Leitura no Campo e CTC na Escola. Isso significa que, além de uma nova sala de leitura completa, a escola rural vai ganhar novo laboratório de ciências, doação de computadores, ações de voluntariado, entres outras melhorias de infraestrutura,

As ações do Leitura no Campo são uma realização da Rede Educare com patrocínio do CTC via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O projeto oferece ao público infantojuvenil, uma nova biblioteca com acervo de 1.200 novos livros, entre romances, mangás e contos, disponibilizados num lindo espaço revitalizado com ambientação lúdica e mobiliários como estantes, puffs e tatames para acolhimento dos 192 estudantes do Ensino Fundamental II e Médio.

Já as ações do CTC na Escola irão enriquecer a experiência da comunidade escolar com a montagem de uma horta, pintura da quadra e do muro, novos equipamentos de cozinha, bancos e mesas de concreto, lousa móvel, cadeiras e mesas para professores e sala da direção e coordenação.

Um dia muito esperado – Das 8h às 12h, os voluntários envolverão os estudantes em diferentes atividades para comemorar a inauguração dos novos espaços. Haverá pintura no muro da quadra durante oficina de grafite ministrada pelo grafiteiro Subtu; pintura no muro da entrada do espaço de convivência; montagem de hortas suspensas e o plantio de mudas; montagem da sala de leitura; jogos esportivos e de recreação na quadra requalificada; implementação dos 5’S; roda de conversa sobre empreendedorismo, futuro, trabalho e aspirações; e roda interativa de leitura.

“Somos uma escola rural situada a aproximadamente 12 km do centro da cidade, que atende alunos do entorno urbano, que utilizam o transporte escolar devido a dificuldades de acessibilidade e a estrada não pavimentada. Desde o início do Programa de Ensino Integral de 9 horas em 2022, almejamos melhorias estruturais e aquisições de materiais pedagógicos que tornem o ambiente escolar estimulante e criativo, onde os alunos possam explorar seus interesses e habilidades. A parceria trouxe muitas expectativas para a realização destes objetivos, imagino que no dia em que as ações serão concretizadas pelo voluntariado iremos reforçar os valores de cidadania estudados em sala de aula”, comenta Marly Marsulo, Coordenadora de Gestão Pedagógica da EE Augusto Melega.

Para a Diretora da escola e Professora de Língua Portuguesa Priscila Ramos, a parceria é a realização de um sonho. “Foi numa tarde encantadora que surgiram os mensageiros de esperança, chegaram com a observação aguçada, sorriso nos lábios, olhos e ouvidos atentos a todas as apresentações da escola. Foi entre perguntas como ‘o que vocês precisam?’ que percebi que algo diferente estava acontecendo. A emoção tomou conta, confesso que saí flutuando. Depois da visita, enriquecidos com parceiros agregados, cada encontro, cada proposta só enriquecia nossa parceria. Cada detalhe foi sendo cuidado e a realidade foi tomando forma”, comemora.

“O grande objetivo do nosso projeto é dar acesso ao livro e à leitura em comunidades no interior do Brasil. O desafio, no entanto, vai além de implantar bibliotecas. Precisamos democratizar a leitura e o ato de ler”, destaca Kátia Rocha, CEO e fundadora da Rede Educare.

Leitura no Campo – O Leitura no Campo está na sua sexta edição, seguindo com o propósito de formação de leitores em comunidades com pouco acesso à literatura. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização de espaços de leitura e a acessibilidade de livros em braile e audiolivros. O projeto considera as bibliotecas como espaços vivos para trabalhar a imaginação, a colaboração, a aprendizagem e a produção de conhecimento, alfabetização e contação de histórias.

O projeto também oferece aos educadores sensibilização sobre o uso do espaço e acesso a uma plataforma online e 100% gratuita com cursos para formação de leitores, alfabetização e contação de histórias. A iniciativa do Leitura no Campo vai ao encontro da Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver biblioteca nas instituições de ensino do país, auxiliando no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.

CTC na Escola – O CTC na Escola é uma iniciativa inovadora que promove melhorias físicas e pedagógicas em escolas, gerando transformações sociais significativas, como a redução da evasão escolar, o fortalecimento da formação de docentes e equipes de apoio, e o incentivo à cultura do voluntariado. O programa é estruturado em cinco pilares fundamentais: Segurança Alimentar, que assegura uma alimentação saudável e nutritiva; Acessibilidade e Bem-estar, criando ambientes inclusivos e acolhedores; Ciência e Tecnologia, integrando tecnologias inovadoras para aprimorar a aprendizagem; Meio Ambiente, com práticas sustentáveis e conscientização ambiental; e Formação de Leitores, que oferece espaços e atividades para desenvolver habilidades de leitura e escrita em todos os níveis. Essa iniciativa reflete o compromisso do CTC com a educação, que é o foco principal de sua atuação comunitária, abrangendo desde o ensino fundamental até a universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima