Em tom descontraído e bem-humorado, o médico oncologista André Moraes, diretor do Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba (Cecan), abriu o movimento Novembro Azul, na manhã de sexta-feira, 1, alertando pacientes, familiares e acompanhantes sobre o medo e o preconceito que ainda estigmatizam o câncer de forma geral.
“Começamos esse movimento de importância mundial para a saúde masculina, com o desafio de contribuir para a criação de uma cultura de prevenção que possa fazer do médico um participante ativo na vida dessas pessoas, contribuindo para a melhor qualidade de vida”, disse o oncologista.
Ele ressalta que o homem tem, por natureza e criação, o comportamento equivocado de postergar o cuidado com a sua saúde, o que é ruim para a manutenção do bem-estar geral do indivíduo. “Queremos derrubar o medo e o preconceito, dois principais atores que depreciam a saúde em geral e, em particular, a saúde do homem”, disse.
André Moraes lembra que o câncer de próstata é o segundo mais comum e também a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens. “O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima mais de 70 mil novos casos da doença por ano até 2025”, frisou.
Segundo o médico, como em todos os tipos de câncer, descobrir a doença no início é fundamental para aumentar a chance de sucesso no tratamento. “E a maior dificuldade é fazer com que os homens façam os exames necessários, seja por falta de hábito ou por preconceito”, ressaltou, solicitando o empenho e apoio de todos para que essa realidade seja alterada para que novos comportamentos surjam, com base na compreensão, bom senso e respeito.
Moraes conta que, após a abertura do Movimento Azul, a programação prossegue no dia 08 com palestra sobre A importância da atividade física, com a educadora física Belaine Stocco; também no dia 08, palestra com o oncologista Caio Jorge para abordar A radioterapia no câncer de próstata, e degustação de suplementos Abbott; palestra no dia 12 com o médico urologista Ciro Falcone, que falará sobre Cirurgia no câncer de próstata; no dia 13, palestra com o médico Fernando Medina, que lembrará que Quem procura, cura; palestra o dia 18, com o oncologista clínico Daniel Modolo para falar sobre Rastreamento do câncer de próstata; Dia 25, corte de cabelo, barba e bigode com Ronaldo Cabeleireiro e equipe; Dia 27, reflexologia nos pés, com Mirian Volpato, e palestra sobre Fisioterapia do assoalho pélvico, com a fisioterapeuta Carla Campos; dia 28, palestra sobre Prevenção do câncer de próstata, com a médica Ana Lúcia Leistner; mitos e verdades no câncer de próstata no dia 29, com a nutricionista Pedrita Morato Scarazatti Soave e com a médica Mariana Hanra Eleutério, e degustação de suplementos Vitafor. No encerramento, também no dia 29, agradecimentos e considerações do médico oncologista André Moraes, diretor do Cecan.