A Operadora Santa Casa Saúde Piracicaba se prepara para a Semana Mundial do Diabetes, que ocorrerá de 4 a 9 de novembro. Esta iniciativa visa aumentar a conscientização sobre o diabetes e suas complicações, além de promover a saúde entre a população.
Durante a semana, o Santa Casa Saúde realizará uma série de atividades educativas e de triagem. De 4 a 8 de novembro, serão transmitidos vídeos nas redes sociais, com a participação de profissionais do Gadh (Grupo de Apoio às Pessoas com Diabetes e Hipertensão). Esses vídeos abordarão temas relevantes sobre o diabetes, promovendo informações que podem ajudar na prevenção e no manejo da doença.
O destaque da programação será o Mutirão do Diabetes, agendado para o dia 9 de novembro, das 8 às 12 horas, no Saúde Inteligente, localizado na avenida Independência, 950, Mezanino 1, no Bairro Alto. De acordo com a enfermeira organizadora do evento, Luciana Calaresi, o evento é uma oportunidade para que a comunidade se conscientize sobre o diabetes mellitus e para que pessoas em risco ou já diagnosticadas possam realizar avaliações de saúde.
“Durante o mutirão, os participantes terão acesso a diversos serviços, incluindo: aferição da pressão arterial, testes de glicemia, triagem para doenças renais, orientação nutricional, oficinas sobre insulinoterapia, avaliação de fundo de olho para prevenção de retinopatia, avaliação de risco para neuropatia diabética e orientações sobre atividade física”, disse Luciana ao salientar ainda que “essas ações visam identificar pessoas com diabetes e suas complicações, além de fornecer orientações sobre como iniciar o tratamento adequado. Dessa forma, o Santa Casa Saúde, busca promover um ambiente de cuidado e prevenção, essencial para o controle da doença”, enfatiza.
CONSCIENTIZAÇÃO – A Semana Mundial do Diabetes é uma maneira de sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do manejo adequado da doença. O Santa Casa Saúde destaca que a educação e a conscientização são fundamentais para que as pessoas com diabetes e seus familiares possam entender melhor a doença e adotar hábitos saudáveis.
Nesse contexto, o Gadh, também desempenha um papel importante, oferecendo encontros quinzenais que abordam a mudança de estilo de vida e o controle das doenças. Os participantes beneficiários do plano recebem orientações sobre alimentação, uso correto de medicamentos e práticas de atividade física. Para participar do Gadh, os interessados devem apresentar um encaminhamento médico no centro de Prevenção e Promoção da Saúde ou entrar em contato pelo WhatsApp 19 99269 6347 para mais informações.
O Dia Mundial do Diabetes é em 14 de novembro e a campanha deste ano tem como tema Diabetes e Bem-estar. Atualmente, mais de 537 milhões de pessoas convivem com o diabetes e 541 milhões de adultos estão em risco de desenvolver o tipo 2 da doença. Este último é amplamente evitável por meio de hábitos saudáveis. Um aspecto alarmante é que cerca de 240 milhões de pessoas que vivem com diabetes não foram diagnosticadas. O diagnóstico precoce é essencial para prevenir complicações graves da doença.