A Secretaria Municipal de Educação realizou, na manhã de ontem (1) uma formação para os diretores das 48 escolas de ensino fundamental, com foco na aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A capacitação ocorreu no anfiteatro da SME.
O objetivo foi orientar os diretores sobre os procedimentos de aplicação da prova, esclarecer dúvidas e atualizar novos gestores. Após essa capacitação, os diretores também treinarão os professores responsáveis pela aplicação da avaliação em suas escolas.
Luciana Chittolina, supervisora da SME e coordenadora da avaliação na rede municipal, ressaltou a importância de que os pais enviem as crianças para participar da prova. “Neste dia, as escolas recebem fiscais, e alguns representantes dos pais acompanham a realização da prova para garantir a transparência do processo”, destacou.
O Saresp será aplicado em 13/11, e tem a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, oferecendo subsídios aos gestores para monitorar políticas voltadas à melhoria da qualidade educacional.
Os alunos da rede municipal de Piracicaba serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, e os resultados auxiliarão na definição de ações pela Secretaria, além de integrarem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).