Piracicaba vai sediar o 1º Congrecerva (Congresso da Cadeia Produtiva da Indústria Cervejeira da Região Metropolitana de Piracicaba), que será aberto no próximo dia 4 e conta com uma programação diversificada ao longo do mês. O evento em formato híbrido (online e presencial) é uma iniciativa do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e APL Cerva (Arranjo Produtivo Local de Máquinas, Equipamentos e Serviços Industriais para Cervejarias).
Segundo Carlos Alberto Zem, assessor de projetos especiais do Simespi e organizador o 1º. Congrecerva, o evento tem como público-alvo e palestrantes empresas, profissionais liberais e representantes de instituições que atuam “do campo ao copo” da cadeia produtiva da indústria cervejeira, compreendendo o cultivo de insumos, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadores de serviços industriais, cervejarias, instituições e entidades de apoio, entre outros. “Teremos atividades remotas e presenciais como palestras, visitas técnicas a cervejarias para conhecer máquinas e equipamentos industriais, além de outras atividades complementares”, destaca o assessor.
PROGRAMAÇÃO – O 1º. Congrecerva será aberto no dia 4, às 15 horas, com a palestra A arte de fidelizar: transforme clientes em patrimônio de sua cervejaria – o case Ambev”. O tema será abordado por João Carlos Zicardi, que participou da criação do programa de fidelidade Tô Contigo, da Ambev.
No dia 8, a diretora de Turismo da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Alessandra Freire dos Santos, fala sobre Oportunidades e desafios para o desenvolvimento do turismo cervejeiro, em evento remoto a partir das 15 horas. Com ela participa o jornalista Marcelo Basso, idealizador do projeto Rota Cervejeira de Piracicaba.
Marco Aurélio Dal Mas, CEO da Serra Inox, faz palestra online, no dia 11, às 15 horas, com o tema Como escolher o melhor equipamento para o seu negócio cervejeiro – checklist rápido. Situada em Bento Gonçalves (RS) e há 13 anos no mercado, a Serra Inox é especialista na fabricação de equipamentos de processos e soluções industriais para os segmentos cervejeiro, químico, farmacêutico, alimentício e bebidas em geral.
O projeto de desenvolvimento de maquinário para a colhedora de lúpulo é o tema da palestra online que será feita pela empresária Andrea Melissa Pereira (da empresa Usilev) e pelo produtos de lúpulo, Mário Mancuso. Será no dia 18, às 15 horas.
A palestra Rio Carioca: como uma marca regional pode furar a bolha da comunicação de cerveja, está a cargo de Gustavo Bastos, responsável pela comunicação e marketing da marca. A palestra acontece no dia 25, às 15 horas.
No dia 27, às 15 horas, Lucas Romero, presidente da Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba (Piracerva), fala sobre Desafios do Mercado Cervejeiro.
O 1º. Congrecerva terá três eventos presenciais. O primeiro está marcado para o dia 13, às 14h30, quando haverá vista técnica à cervejaria Fredericia, em Rio Claro. Outra visita técnica acontece no dia 22, às 15 horas, à cervejaria Em Nome do Malte, com o objetivo de conhecer uma das menores fábricas de cerveja do interior paulista.
“Nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, às 18 horas, o Congrecerva será encerrado com a segunda edição do Pira Beer Festival de Cerveja Artesanal, na Rua do Porto, no entorno do Casarão do Turismo, reunindo 15 cervejarias artesanais da Serra do Itaqueri”, completa Zem.