A Prefeitura de São Pedro anunciou uma significativa iniciativa para promover a leitura na cidade: a aquisição de mais de 550 títulos de livros que abrangem uma ampla gama de gêneros, incluindo romance, ficção, literatura espírita, autoajuda, além de obras destinadas ao público infantil e juvenil. Essa ação visa estimular o hábito da leitura entre os cidadãos, especialmente entre crianças e jovens.
Os novos materiais já disponibilizados na Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira, incluem também livros táteis, elaborados para crianças com deficiência visual, e obras que fazem parte de séries disponíveis em plataformas de streaming. Essa diversidade enriquece a oferta literária no município, proporcionando acesso a diferentes narrativas e perspectivas.
Entre os títulos recebidos estão o best seller A escola do Bem e do mal em 6 volumes, de autoria de Soman Chainani; Cortes de chamas prateadas, de Sarah J.Maas; Atlas, a históriade Pa Salt, de Lucinda Riley; Correntes de espinhos, de Cadsandra Claire; De Férias com você, de Emily Henry; Estúpida Promessa, de Jennii Hendris; Amor e Gelato, de Jenna Evand Welch; O Canto mais escuro da Floresta, de Holly Black, livros de Colleen Hoover e de Nora Roberts.
Além da compra, a Prefeitura recebeu a doação de dois kits de livros: o primeiro, do Sistema de Bibliotecas de São Paulo (Siseb), contém obras de arte e clássicos da literatura; o segundo, da Fundação Dorina Nowill, é composto por livros em braille, reforçando o compromisso da cidade com a inclusão e o acesso à cultura.
Os títulos recebidos em braile são O pato, a morte e a tulipa, de Wof Erlbruch; Contos da toca, de Índigo e Laerte; O menino que descobriu o vento, de Wilian Kamkwamba; Os tesouros de Monifa, de Sonia Rosa e Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak
Essa ação ressalta a importância do incentivo à leitura, fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes. Para o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira, “facilitar o acesso a uma variedade de livros, é contribuir para a formação de leitores críticos e apaixonados pela literatura, essenciais para a construção de uma sociedade mais informada e comunicativa”.
Os livros podem ser retirados para leitura pelos munícipes pelo período de 10 dias, prazo que pode ser renovado por igual período. Para fazer a carteirinha independente da idade, é preciso apresentar um comprovante de endereço e um documento com foto. No caso de crianças, o documento pode ser do responsável. A Biblioteca Gustavo Teixeira, localizada na rua Joaquim Teixeira de Toledo, 570, funciona de segunda a sexta das 8h às 17h30 e aos sábados das 8h às 13h. Hoje o acervo da Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira conta com mais de 21 mil livros.
O leitor pode retirar o livro e aproveitar a área externa da Biblioteca, no redário, para fazer sua leitura, em local marcado pela tranquilidade, entre as flores e com música instrumental ao fundo.
Outra iniciativa para o incentivo à leitura é a biblioteca comunitária, que leva para as Unidades de Saúde livros para que os pacientes possam ler enquanto aguardam para procedimentos e atendimento ou levem para casa, seguindo as orientações da Biblioteca Municipal.
A biblioteca comunitária já foi implantada nas UBSs Nova São Pedro e Santo Antônio, e em breve será implantada no núcleo do CRAS que funciona no bairro Theodoro de Souza Barros.