“OBRA CONCLUÍDA”
Tradicional nos dois primeiros mandatos do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), o selo de “obra concluída’” coloria Piracicaba de azul e amarelo, as cores do tucanato. Após o resultado da eleição domingo (27), este Capiau — idoso, cansado e sempre bem-humorado — presta homenagem ao período que ficou conhecido como ‘barjismo’, como escola de administração pública, e exibe o selo de “obra concluída”, na promessa do então candidato (agora prefeito eleito), Helinho Zanatta (PSD). E mais um detalhe: a Política é como as nuvens, ora de um jeito de um lado, ora de outro jeito de outro lado.
REDAÇÃO
Passados os dias de eleição, alguns ânimos já no devido lugar, A Tribuna Piracicabana — com 50 anos de circulação diária e ininterrupta em Piracicaba e Região — reafirma o propósito de servir sempre ao Município, com a certeza de que, com apoio de seus colaboradores, manterá o ritmo de uma Redação atenta aos interesses de Piracicaba. Assim foi, assim é e assim será, a partir de primeiro de janeiro, quando assumirão o Executivo o prefeito eleito Helinho Zanatta e o vice-prefeito eleito Sérgio Pacheco Filho.
BARJAS
Sempre o ex-prefeito e ex-ministro da Saúde de FHC Barjas Negri escreveu nas colunas deste jornal, ora mais vezes, ora menos vezes. Quando foi derrotado em 2020, continuou a escrever seus artigos, de acordo com a sua programação, e assim continuam abertas as colunas depois da derrota de 2024, pois sempre opinou e anotou detalhes importantes para a vida dos piracicabanos.
SÓ UM NOME
“Se Deus quiser, com vocês, é a vez e a voz do povo. Lá na Câmara Municipal, com os nossos representantes e lá no Paço Municipal. Helinho é só um nome, Helinho é uma pessoa fraca, uma pessoa cheia de limitações, mas o Helinho é um projeto para Piracicaba, onde todos nós estamos juntos”, declarou o deputado estadual e agora prefeito eleito de Piracicaba, logo após o anúncio do resultado.
GRATIDÃO
Helinho Zanatta — sempre ao lado e foto com seu vice, médico Sérgio Pacheco Filho — também elogiou os apoios que recebeu. “Gratidão ao Alex Madureira, que teve a humildade de vir, conversar e falou ‘Piracicaba é maior que nossas diferenças, o passado não pode reinar em Piracicaba’”, garantiu, animado.
DE TODOS
Por sua vez, o vice-prefeito eleito, médico Sérgio Pacheco Filho, fez uma declaração emblemática, que serve para todos os políticos, daqui até os confins do mundo: “O governo será para todos. Falo isso para quem não votou na gente”, disse, numa demonstração que tem certeza do seu papel no novo governo.
ALEX
“Eu quero ajudar Piracicaba. Esse foi meu interesse desde o primeiro dia e vai continuar sendo enquanto eu estiver na vida pública. Helinho, Deus abençoe você, a sua vida, Deus te dê capacidade, inteligência e estratégia para você comandar essa cidade com sabedoria. Tenho certeza que Piracicaba vai voar”, declarou o deputado estadual Alex Madureira (PL), que ficou em terceiro lugar na votação do primeiro turno.
TRANSIÇÃO
No primeiro dia depois de eleito, o foco do próximo chefe do Executivo piracicabano, Helinho Zanatta (PSD), é a formação da equipe de transição. Durante entrevista aos jornalistas Christiane Sanches e Marcelo Sá, na Jovem Pan News, ontem pela manhã (28), Zanatta disse acreditar na “boa vontade” e “no amor pela cidade” do prefeito Luciano Almeida (PP) para fazer um “excelente trabalho” de transição de governo. Este Capiau, idoso e cansado, tem certeza de que será ótimo e em alto nível.
CLIMA LEVE
Agora prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD) mantém o que havia dito em outros momentos durante a campanha: de que irá buscar um ‘clima leve’ para tomar as principais decisões neste período de transição e, depois, durante a Administração Municipal. Na entrevista muito bem conduzida pelos jornalistas, Helinho destacou que irá atuar, de maneira emergencial, na área da saúde, que precisa de atendimento médico, e na de saneamento, com a situação da falta d’água.
UNIÃO
Desde anunciado o resultado, no domingo (27), por volta das 18h10 (um pouco mais de 1h10 depois do fechamento das urnas), o prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD) tem falado que “agora não tem mais 55 (seu número durante a campanha), agora somos todos Piracicaba”. Na entrevista na Jovem Pan News, além de agradecer aos eleitores que deram a confiança em seu trabalho, também destacou aqueles que, em suas palavras, “desta vez, não votaram em nós”. Discurso de união bem afiado.
VEREADORES
Outro destaque dos discursos de Helinho é em torno dos vereadores “eleitos e não-eleitos” que o apoiaram. Ele tem destacado o deputado estadual Alex Madureira (PL), que o apoiou no segundo turno, e lembrou que, com essa aliança, conseguiu reunir maioria na Câmara – nas contas deste Capiau, idoso e cansado, são pelo menos 13 (dos 23) parlamentares dentro deste arco de aliança. “Isso tem o objetivo de ter celeridade aos nossos projetos”, garantiu o prefeito eleito.
FAROL
Helinho salientou que Piracicaba é “um farol” para 23 cidades que compõem a Região Metropolitana (RMP), mas também para todo o Estado, já que é, em números econômicos, a 13ª maior cidade de São Paulo. “Isso nos trouxe o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)”, acrescenta o prefeito eleito. O apoio do chefe do Palácio dos Bandeirantes foi fundamental – e este Capiau acrescenta “decisivo” – para a vitória do candidato do PSD durante a eleição no domingo (27), que teve o olhar atento do secretário Gilberto Kassab no Morumbi.
VICE
Assim como durante a campanha, Helinho Zanatta (PSD) demonstra muito orgulho em “exibir” o vice-prefeito Sérgio Pacheco Filho — filho do também ex-vice-prefeito Sérgio Pacheco. Nas entrevistas para a imprensa, o companheiro de chapa do prefeito eleito está sempre a postos. “É muito importante mostrar que estamos ao lado de pessoas que amam Piracicaba”, disse Helinho, ao destacar o apoio de uma família tradicional na política.
DESNECESSÁRIA
‘Derrapada desnecessária’, dizem aliados de Nunes sobre Tarcísio ligar Boulos a PCC – Governador disse, em coletiva, que polícia paulista apreendeu bilhetes de integrantes da facção recomendando voto no candidato do PSOL. Processo vai dar trabalho ao governador pela queixa-crime eleitoral. Inelegibilidade pode ocorrer.
RICARDO SILVA
O deputado federal Ricardo Silva (PSD) — que faz parte do grupo de parlamentares que defendem os jornais locais na Câmara Federal e amigo desta casa de imprensa, radialista — foi eleito, domingo, prefeito da cidade de Ribeirão Preto. Nossos parabéns e sucesso na Administração, em benefício de todos. Saúde e Paz.
CORREÇÃO
Este idoso e cansado Capiau cometeu erro na edição de sábado, citando que Helinho Zanatta foi prefeito de São Paulo por duas vezes. Foi de São Pedro. E, em Charqueada, o prefeito Rodrigo Arruda, reeleito, venceu o candidato de Zanatta há quatro anos.
PAULO LUCAFÓ
O empresário Paulo Lucafó, do setor de carros e caminhões de som, ao lado do prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD), à direita, comemora a vitória, depois de desmontar o equipamento próximo ao Mercado Municipal. Além de cumprimentar Helinho, Lucafó disse que “atribuo à sincera votação ao deputado estadual Alex Madureira que indicou o voto, com atitude certeira”.