Quinta edição da Festa Literária de Piracicaba começa sexta-feira, 25; atividades serão abertas ao público nos dias 26 e 27 de outubro, no Engenho Central
A literatura é um dos pilares da cultura, transcendendo tempos e fronteiras, e conectando gerações através das palavras. Com a capacidade de transformar, sensibilizar e expandir horizontes, ela tem um papel essencial na formação de uma sociedade crítica e engajada. Em homenagem a esse poder transformador, a 5ª Festa Literária de Piracicaba, a Flipira 2024 surge
como uma oportunidade para celebrar a palavra escrita, refletir sobre a sua importância e aproximar o público de grandes nomes da literatura nacional e local.
A Flipira terá início na sexta-feira, 25, com uma programação especial no
Anfiteatro da Biblioteca Municipal, a partir das 19h30. A noite será marcada pela abertura oficial do evento, com a apresentação da Orquestra Noiva da Colina, seguida pela entrega do Diploma ao autor da arte da Flipira, Pedro Cancelliero Victor.
Em seguida, o escritor e historiador Armando Alexandre dos Santos, membro da Academia Piracicabana de Letras, conduzirá uma palestra sobre a vida e a obra da escritora homenageada Cecília Meirelles, explorando sua importância na literatura brasileira. A programação incluirá ainda uma performance especial dos alunos do Colégio Objetivo, que apresentarão os poemas cênicos A Bailarina e A Reinvenção, baseados na obra de Cecília Meirelles.
Durante o evento, será inaugurada a exposição fotográfica Janelas do Mundo, de Ivana de Negri, e os convidados poderão aproveitar um coquetel de confraternização. Essa noite de abertura, fechada para autoridades e convidados, marcará o início de três dias de intensa celebração literária, que também contará com o patrocínio prata de Objetivo Piracicaba, Stenico Transporte de Passageiros, Universidade Cruzeiro do Sul e Fealq, além do patrocínio bronze de Acipi, In Action, Unimed, De Negri Ultrassonografia, Frigideira Paulista Restaurante e Frias Neto Consultoria de Imóveis.
A Flipira é uma realização conjunta da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac e da Biblioteca Municipal, da Academia Piracicabana de Letras, do Centro Literário de Piracicaba e do Grupo Oficina Literária de Piracicaba.
O evento é uma oportunidade para os apaixonados por literatura e cultura em geral se reunirem, interagirem com escritores renomados e vivenciarem momentos únicos de reflexão e inspiração. A entrada é gratuita e as atividades, além da cerimônia de abertura, serão abertas ao público nos dias 26 e 27 de outubro, no Engenho Central. A população está convidada a
participar dessa grande celebração cultural, que trará à cidade debates, exposições e atividades artísticas em diversos espaços do festival. Não perca a chance de fazer parte dessa festa literária.