Mais de 150 servidores públicos de Piracicaba e região participaram da abertura da capacitação sobre o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), do Ministério da Saúde, que teve início ontem, 22, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, e segue até quinta-feira, 24. O treinamento tem como estratégia a qualificação e apoio para entes federados e instituições de saúde na realização da apuração e gestão de custos em saúde de forma padronizada e sistemática. Representantes das cidades de Capivari, Charqueada, Hortolândia, Iracemápolis, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro, bem como do diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-X), vinculado ao governo do Estado de SP, Moisés Taglietta, foram recepcionados pelo secretário Municipal de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho.
Há 18 anos no Ministério da Saúde, Wagner Luiz de Araújo, palestrante e responsável pelo conteúdo técnico da capacitação, enfatizou a importância deste treinamento aos servidores. “Saber gerir o custo vai impactar diretamente na qualidade do serviço de saúde à população lá na ponta, seja na atenção primária, secundária, hospitalar ou urgência. Nestes três dias de evento vou compartilhar conceitos e métodos para gestão dos custos mostrando os mecanismos para atendimento da população SUS-dependente de Piracicaba que, segundo Censo de 2022, são mais de 203 mil somente aqui na cidade”.
Araújo também reforçou que no Brasil é um costume controlar um orçamento e não o custo do serviço. “Normalmente o gestor recebe o orçamento e faz seus investimentos baseado neste valor, porém, ele não olha se o que ele está realizando realmente é efetivo, ou seja, tem um custo realmente justo pela execução. Aqui vamos mostrar que, tendo maior eficiência na gestão dos custos destas realizações, a economia para o poder público pode superar 16% e o poder de investimento de um orçamento pode ser ampliado”, completou o representante do Ministério da Saúde.
Na oportunidade, o secretário de Saúde agradeceu a presença dos municípios vizinhos no evento. “Conseguimos ser uma das primeiras cidades a trazer essa capacitação do Ministério e fizemos questão de compartilhar a experiência. Acreditamos que isso é bom para zelar pelo bom investimento público não só na saúde de Piracicaba, mas que isso ocorra em todas as cidades da nossa região metropolitana. Esperamos que vocês gostem e levem esta capacitação aos seus servidores, pois aqui o resultado já está sendo positivo desde a implementação no NES, o Núcleo de Economia de Saúde”, completou Carvalho.
PNGC – A capacitação dos servidores públicos no PNGC se faz importante, uma vez que o Programa Federal está estruturado para realizar a: sensibilização de secretarias de saúde; capacitações em metodologia de gestão de custos; apoio na estruturação de centros de custos e coleta de dados; capacitação no uso do ApuraSUS; e Ações de análise, monitoramento e avaliação das informações inseridas no ApuraSUS, com devolutiva constante às instituições de saúde participantes.
É importante destacar que o programa possibilita ao gestor o conhecimento sobre o custo total por mês das instituições de saúde e dos seus setores. Por exemplo: centro obstétrico e laboratório, bem como o custo unitário médio dos produtos destes setores – paciente/dia, parto e exames, etc –, para que estes possam embasar decisões administrativas e estratégicas no âmbito das instituições de saúde, secretarias de saúde e até mesmo no modelo de gestão federal aplicado à saúde.