Novo mandato, nova casa

Pedro Kawai

 

Mais uma vez, assim com o pelo Brasil afora, Piracicaba passou pelo processo eleitoral que escolheu seu Legislativo e Executivo para o quadriênio 2025/2028.

Quero agradecer imensamente os 2817 votos que recebi nesse pleito, confesso que não esperava ter nesse ano o maior número de votos de minha história política, honrado e feliz sei que a partir de hoje minha responsabilidade aumenta, e muito, com tamanho reconhecimento.

Como em toda eleição foi geral a expectativa, quem fica? Quem sai? Quem entrará? E as urnas trouxeram todas as respostas. Com a reeleição de 16 vereadores, tivemos 30% de renovação no Legislativo, que elegeu 7 vereadores que estarão pela primeira vez na Casa de Leis.

O famigerado coeficiente eleitoral, como sempre, fez suas vítimas: Gilmar Rotta, Acácio Godoy, Marcos Correa, Zé Luiz e Dr. Douglas Koga obtiveram mais votos que alguns candidatos, mas, infelizmente, são cortados pela regra vigente e que toda eleição confunde a cabeça do eleitor.

Os novos vereadores Rafael Boer, Renan Paes, Bertaia, Odair Melo, Felipe Gema, Marco Bicheiro e Fábio Silva serão muito bem-vindos e têm a árdua missão de elevar o nível de discussão e construção das políticas públicas de nossa cidade.

Vamos aguardar com será o dia a dia no Plenário, é grande a expectativa sobre qual será o tom das discussões, pois a direita, em especial o Bolsonarismo, mostrou sua força com a manutenção de um candidato e elegendo mais um – e com o PL aumentando de quatro para cinco cadeiras, além do Republicanos, que manteve suas duas cadeiras.

Outra bancada importante é a nossa, do PSDB, que ganha mais uma cadeira. Mantivemos nossos três vereadores e agora teremos a companhia do Dr. Marco Bicheiro.

Destaque também para a esquerda, ao reeleger as suas duas vereadoras: Rai de Almeida e Silvia Morales, do Mandato Coletivo, com expressiva votação, principalmente se comparadas com a eleição anterior.

E, quando falamos em vereadoras, a bancada feminina se mantém com três. Poderíamos ter mais, uma pena.

Completam a composição da Casa: dois do Avante e dois do PRD, enquanto MDB, Solidariedade, PP, União, PRTB e PRD possuem um vereador cada.

Agora, a esperança de verdade mesmo é que a Câmara consiga ser de fato um Parlamento para discussões de Políticas Públicas e não de pessoas ou ideias individuais.

A importância para uma cidade do porte de Piracicaba obriga nós, parlamentares, a termos o discernimento de entender que na Casa de Leis devemos discutir sempre propostas e políticas e nunca pessoas.

Somos os representantes dos mais de 440 mil habitantes e, claro, devemos sempre pensar globalmente, com olhar macro e com muita inteligência, paciência e técnica para não atropelarmos o andamento da cidade, ajudando assim o difícil caminhar do dia a dia de uma cidade do porte de Piracicaba.

_____

Pedro Kawai, vereador (PSDB) em Piracicaba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima