Entrevista – Helinho Zanatta pode encerrar os 20 anos de “barjismo” na cidade

Helinho Zanatta (PSD) e seu vice Sergio Pacheco Filho (União-Brasil). Crédito: Divulgação

 

O candidato a prefeito pelo PSD Helinho Zanatta responde a várias perguntas sobre sua carreira política; vai para disputa domingo contra Barjas Negri

 

 

Pergunta (P) – Você foi prefeito em Charqueada e São Pedro. Por que agora quer ser prefeito de Piracicaba?

Resposta (R) – Quero resolver os problemas de Piracicaba. O outro candidato já teve três chances, estou pedindo uma. Confie em mim, não vou decepcionar. Nasci em Piracicaba, quando criança, vendia no mercadão os queijos que minha mãe fazia. Estudei na Unimep e comecei a trabalhar no Centro. Fui prefeito eleito e reeleito de Charqueada. Depois fui chamado para São Pedro. Não tinha relação com a cidade como tenho com Piracicaba, mas aceitei o convite, fui eleito, reeleito e fiz o sucessor. Nas duas cidades, confiaram em mim e não decepcionei. Fui escolhido três vezes o melhor prefeito do Brasil. Eu fui prefeito de São Pedro na mesma época em que o Barjas era prefeito de Piracicaba. Enquanto eu resolvia os problemas de lá, Piracicaba vivia os piores escândalos da sua história. Essas experiências me prepararam para fazer Piracicaba melhor. Me dê essa chance que você não vai se decepcionar.

 

 

P — Piracicaba é 10 vezes maior que São Pedro. Como você garante os mesmos bons resultados aqui?

R — É muito mais difícil conseguir recursos para a cidade pequena. Os governos estadual e federal não atendem o município pequeno como atendem os grandes municípios. Mesmo assim entreguei resultados. Sei correr atrás dos recursos. Outro dia ouvi de uma senhora: confio no senhor, porque quem sabe fazer arroz na panela pequena, sabe fazer na grande. Mas o mais importante são os apoios. O governador Tarcísio está com a gente, muitos deputados federais também. Temos a maioria dos vereadores, para os projetos serem aprovados e as soluções andarem rápido. E o apoio do deputado Alex Madureira. Ele e o governador Tarcísio já falaram que o 22 agora é 55. Essa é a união que Piracicaba precisa para um futuro melhor.

 

P — Na última eleição, Piracicaba rejeitou Barjas Negri e tentou mudar com Luciano Almeida. Ele, ao contrário, gerou medo da mudança em muitas pessoas. Por que você vai ser diferente do Luciano?

R — A situação é bem diferente. O Luciano é cria do Barjas. Não houve mudança. Tem 20 anos que o prefeito é o Barjas ou um secretário dele. O Luciano foi secretário dele. Começou assim. Ele não tinha experiência como prefeito. Eu tenho. Fui prefeito eleito, reeleito e fiz sucessor em duas cidades da região. Fui eleito três vezes o melhor prefeito do país. Eu saí com popularidade alta, mais de 70%, porque resolvi os problemas. O Luciano decepcionou, da mesma forma que o Barjas tinha decepcionado no último mandato.

Essa é a chance que Piracicaba tem nessa eleição, de mudar com segurança, acabar com a velha política.

 

P — Como pretende resolver a falta de água?

R — Vou fazer um programa para caixas d’água de 500 litros, com instalação para quem ainda não tem, como solução emergencial, como anunciei na sabatina da Thati/Record. Vou rever o contrato de terceirização do esgoto, que prejudica a população e o Semae. Em São Pedro, tratei 100% do esgoto e a cobrança era de apenas 80% do valor da água. Desde que meu adversário assinou o contrato de terceirização, a situação só piorou. Com o Programa Água na Torneira, trocarei a rede antiga para acabar com vazamentos que desperdiçam 50% da água tratada. E hoje é possível fazer isso de maneira rápida e barata, pelo método não-destrutivo, que usa a rede existente e não precisa mais esburacar a rua inteira. Além disso, vou fazer novos reservatórios nos bairros para garantir um abastecimento mais eficiente.

 

P — Como vai resolver a fila da saúde?

R — Com o Programa Saúde no Bairro, Piracicaba terá 10 novas UBS com equipes completas, com pediatra, ginecologista, clínico geral, dentista e farmácia. Os postinhos que hoje não têm médicos serão reforçados com equipe completa. O Poupatempo da Saúde, vai realizar exames, especialidades e pequenas cirurgias no mesmo lugar, sem filas, com hora marcada. A Vila Cristina ganhará um Pronto Socorro Infantil na UPA que está desativada. A Vila Rezende terá um Pronto Socorro da Melhor Idade, ampliando a UPA já existente. Não vou esquecer do Santa Teresinha. Vou fazer uma nova UPA porte 3, quase um hospital, e uma base do SAMU. Em parceria com o governador Tarcísio, trarei o Centro de Saúde Lucy Montoro, especializado em reabilitação. Farei concurso para contratar médicos e profissionais da saúde. Se o eleitor me der a oportunidade, vou reduzir a fila da saúde.

 

P — O governador Tarcísio de Freitas declarou apoio no segundo turno. Disse: “agora somos todos Helinho”. O que você vai fazer com esse apoio?

R — Vou trazer projetos que vão tornar Piracicaba livre e forte. O Casa Paulista vai garantir moradia digna. O Bom Prato vai garantir refeições acessíveis e de qualidade para quem precisa. A Praça da Cidadania vai juntar lazer e cursos profissionalizantes. O Anel Viário vai melhorar a mobilidade e aliviar o tráfego na cidade. O primeiro Hospital Público Veterinário de Piracicaba vai atender a saúde animal. Também vamos trazer uma unidade do Centro Lucy Montoro, que é referência em reabilitação pelo SUS e vamos trabalhar pelas barragens do PCJ, para garantir a segurança hídrica de Piracicaba e região. É por isso que é tão importante Piracicaba escolher um prefeito que seja aliado do governador. Do lado certo, junto com o governador, vamos desenrolar Piracicaba.

 

P — Quais são suas propostas para outras questões da cidade?

R — Na educação, o Programa Creche Total vai resolver a falta de vagas com atendimento integral e novas creches para garantir acesso à educação de qualidade. Na saúde animal, implementarei o Castramóvel para castrações, vacinas e microchipagem, além dos Parcões para o lazer dos pets. Também vou criar a Secretaria de Turismo e investir em um Centro de Convenções e Eventos. Vai ser um centro de múltiplos usos, pronto para receber congressos, eventos, shows e atividades esportivas. O Piratec vai oferecer cursos de tecnologia e outros serviços, preparando as pessoas para o mercado de trabalho. É uma parceria com as empresas. Elas dizem o que precisam, e a Prefeitura qualifica as pessoas para as vagas. Assim o emprego vem mais fácil. Também vou valorizar os servidores públicos, ouvindo suas demandas. Farei o Estatuto da Guarda Municipal e criarei Planos de Carreira para os funcionários da Saúde, Educação, Segurança e outras áreas. Há muitas gestões os servidores são desrespeitados. Vou garantir seus direitos, realizar concursos públicos e valorizar os servidores, porque ninguém resolve os problemas da cidade sem eles.

 

P — O que você espera deste domingo?

R — Tenho certeza de que o eleitor de Piracicaba está cansado de ver o mesmo grupo dando as cartas na Prefeitura há 20 anos. Dessa vez, a gente pode mudar com segurança. Tenho experiência e o apoio integral do governador. Estou pronto pra Piracicaba! Só preciso que o eleitor me dê essa chance. Vamos ter uma cidade muito melhor e sem escândalos, nos próximos quatro anos. Pode confiar.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima