A tarde desta sexta-feira, dia 18, foi especial para Alexandro Fonseca, Rebeka Fernanda Fonseca e Willyane Souza Alves. Eles foram os primeiros a assinar o contrato de financiamento da Caixa para um imóvel no Residencial Monte Verde, empreendimento da Construtora Ecovita que vai ter 1.000 casas construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
A estimativa é que os imóveis, de 44 metros quadrados em um terreno de 160 metros quadrados, sejam construídos em, no máximo, 2 anos. “Sempre tive esta vontade de ter a casa própria”, conta Rebeka, são-pedrense e moradora do bairro Alpes. “Nunca imaginei que seria a primeira a assinar o contrato”, disse, sem esconder a emoção da conquista. “É momento muito feliz. Entreguei nas mãos de Deus e confiei”, contou ela, que atualmente trabalha no comércio.
Aos 26 anos, Willyane Souza Alves, também conquistou o sonho da casa própria ao assinar o contrato. Natural de Maceió, a repositora está há 10 anos em São Pedro, terra natal do marido, que é motorista. “Resolvi tentar conseguir a casa e achei que ia ser bem mais difícil”, relata ela, que atualmente mora nos fundos da casa da sogra, no Residencial São Pedro, o primeiro empreendimento realizado pela Ecovita em São Pedro e que garantiu a construção de aproximadamente 800 casas. “É um sentimento que não dá para explicar muito. Estamos muito felizes”, relatou.
O Residencial Monte Verde é o maior programa habitacional voltado à moradia popular de São Pedro e foi viabilizado graças à ação da Prefeitura, que trabalhou em várias frentes para garantir a classificação da área como de interesse social o que, na prática, diminui custos e permite a oferta do imóvel com financiamento de até 35 anos.
“É um dia para comemorar mesmo. São famílias que conquistam esse sonho da casa própria graças ao empenho deles e de muita gente que trabalhou para que este empreendimento fosse viabilizado. Tem muito trabalho do poder público e do setor privado. Tudo que a Prefeitura faz é pensando na comunidade e nesta ação pensamos nas pessoas que precisam e sonham com a casa própria. Planejamos os incentivos para que estes imóveis caibam no orçamento”, disse o prefeito Thiago Silva, que destacou também que as pessoas vão receber um bairro completo, com água, esgoto, iluminação e pavimentação.
MAIS CONTRATOS – Até o final do ano, aproximadamente um terço dos contratos devem ser assinados, de maneira digital, pelos proprietários, Caixa e Ecovita. Os interessados em adquirir os imóveis podem procurar a construtora no escritório montado nas proximidades da praça Santa Cruz, próximo à casa modelo, que também pode ser visitada.
Ao todo, serão 1.000 casas em um bairro novo e planejado, com infraestrutura completa, incluindo pavimentação, rede elétrica, sistema de abastecimento de água e drenagem pluvial. As obras de terraplanagem já começaram e seguem na região localizada nas proximidades dos bairros São Pedro e São Francisco.