Então, seu moço, Barjas Negri é minha escolha para prefeito!

Sergio Oliveira Moraes

 

Seu moço! Barjas é minha escolha – leia, pense, que sei que o senhor é versado nas ideias. Vou lhe contando no devagarinho das coisas, que no atropelo se erra demais, e é coisa da maior seriedade. Tenha paciência que por tudo fico matutando, sou bicho desconfiado, não aposto no escuro, jeito meu de ser. E sou assim no inteiro: com o eletricista, o mecânico, o mercado, a padaria, e por aí vai – que de tudo necessito de ter o conhecimento do trabalho da pessoa – que confiança tem que ir brotando, crescendo. E não é viver na mesmice, no passado, é não seu moço, é cuidado, cautela, que “cautela e caldo de galinha, não fazem mal a ninguém”, senhor não esqueça a sabedoria dos antigos.

E quando esbarro na política – aí fico mais desconfiado ainda, seu moço. Mais desconfiado, que a eleição não é mais coisa do meu particular. É não, seu moço. É assunto de toda a cidade – eleição para prefeito. E vou lhe lembrar, senhor leu quando contei de pessoas que gostaria de ver reeleitas para nossa Câmara Municipal, minha escolha. Causo de que eram pessoas provadas no seu trabalho, provadas na competência da vereança – olho tudo, seu moço, acompanho. Acompanho que são serviços que pagamos, esperando por uma Piracicaba melhor, senhor me entende.

Demorei, mas cheguei, seu moço! Que Barjas também é provado em nossa cidade. E digo mais, já foi até Ministro da Saúde no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso – e faço aqui um breque e lhe conto: foi homenageado três vezes pelo governador Tarcísio de Freitas, o secretário de saúde Eleudes Paiva e o prefeito Ricardo Nunes por sua participação na implantação do SUS. Sabia, seu moço? Pela participação na implantação do SUS, três (3) vezes homenageado! Também foi Coordenador de Políticas Sociais e de Planejamento no governo Franco Montoro – e tem mais, seu moço, mas tenho que voltar pra Piracicaba, paciência que outra hora conto.

Por aqui já foi secretário municipal de Educação, vereador e secretário municipal de Planejamento na gestão Mendes Thame – e prefeito em nossa cidade por três mandatos. Seu moço, dos mandatos conto aqui um bocadinho: saneamento, educação, gestão pública – Piracicaba pegou tudo em primeiro lugar. Quarto lugar em segurança pública, oitavo em desenvolvimento social, décimo primeiro em desenvolvimento econômico, além do Prêmio Inovação Urbana e o selo “Livre do Analfabetismo.” E senhor sabe que é muita cidade competindo, senhor sabe. Seu moço, Piracicaba tem mais de 400 000 habitantes, é muita gente, muitas ruas, casas, escolas, é muito tudo seu moço – mas quando ponho na balança a experiência do Barjas nos governos federal, estadual e municipal, me bate a firmeza de votar nele.

Já chega? Pra mim chega não, que sou de assuntar, coisa séria demais, vou nos detalhes. Careço de sentir o pertencimento ao lugar, e, lhe conto muito no particular, Barjas morou no Bairro Alto. Pro senhor parece nada, para mim lembra a família de minha mãe menina, com seus tios, tias, primos e primas. Tá tudo junto seu moço – experiência na administração pública, vida que viveu a cidade – não é o que Piracicaba precisa?

Seu moço, no agora fico lhe devendo contar mais sobre o trabalho de Barjas por uma Piracicaba melhor, espaço não me deixa, senhor releia, pense. Meu pensar senhor conhece: Barjas Negri é minha escolha para prefeito de Piracicaba!

______

Sergio Oliveira Moraes é físico e professor aposentado ESALQ/USP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima