Abertura da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho aconteceu na manhã de ontem (16), no anfiteatro da Smads, e prosseguiu até o final da tarde
Cerca de 60 pessoas participaram ontem (16) das atividades do primeiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Assédios (Sipat), que segue até sexta-feira, 18/10, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), sob organização da Secretaria de Administração. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (Cipa), a Sipat traz como tema Segurança: Responsabilidade de Cada Um; Tarefa de Todos e é direcionada aos servidores públicos municipais.
Na abertura da Sipat, a secretária da Smads, Euclídia Fioravante, representou o prefeito Luciano Almeida, e destacou a importância das ações. “É a partir da capacitação dos membros da Cipa que conseguimos melhorar o dia a dia no trabalho dos servidores públicos. Prevenir acidentes é ter melhor saúde no trabalho”, afirmou.
O engenheiro de segurança no trabalho e presidente da Cipa, Francisco Renato Campos, destacou que a Sipat visa criar um ambiente de trabalho mais seguro, com ações preventivas para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho por meio de uma programação diversa, abordando temas como o álcool e outras drogas, educação financeira, assédio e infecções sexualmente transmissíveis. “Preparamos uma programação diversificada, por meio da qual os participantes poderão se atualizar sobre aspectos importantes relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho. Por isso é muito importante a participação de todos nas ações que acontecem até a próxima sexta-feira”.
Nesta quarta-feira (16), os temas abordados foram ISTs: Infecções Sexualmente Transmissíveis, sob o comando do psicólogo do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), Fabrício Fosther de Lima; Álcool e outras drogas – Toda forma de vício é ruim, não importa que seja drogas, álcool ou idealismo, ministrada pela psicanalista Paula Becker; e CVV: Pedir ajuda, é sinal de força e não de fraqueza, pense nisso, com Eliane Ramos, voluntária do Centro de Valorização da Vida. Programação completa abaixo.
CIPA – A Comissão é composta por 36 membros, representando as diversas secretarias municipais. Ela existe para investigar e reconhecer os riscos que podem gerar acidentes e doenças do trabalho, criar mecanismos para proporcionar condição de trabalho segura para todos os servidores e realizar verificações periódicas nos postos de trabalho para garantir que todos cumpram normas de segurança e prevenção.
SERVIÇO – A Sipat acontece até sexta-feira (18), a partir das 8h30, no anfiteatro da Smads, localizado na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro. O tema é Segurança: Responsabilidade de cada um; tarefa de todos.