Sipat – Ações do primeiro dia reuniram 60 pessoas

Cerca de 60 pessoas participaram das duas palestras realizadas neste primeiro dia da Sipat

Abertura da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho aconteceu na manhã de ontem (16), no anfiteatro da Smads, e prosseguiu até o final da tarde

 

 

Cerca de 60 pessoas participaram ontem (16) das atividades do primeiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Assédios (Sipat), que segue até sexta-feira, 18/10, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), sob organização da Secretaria de Administração. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (Cipa), a Sipat traz como tema Segurança: Responsabilidade de Cada Um; Tarefa de Todos e é direcionada aos servidores públicos municipais.

Na abertura da Sipat, a secretária da Smads, Euclídia Fioravante, representou o prefeito Luciano Almeida, e destacou a importância das ações. “É a partir da capacitação dos membros da Cipa que conseguimos melhorar o dia a dia no trabalho dos servidores públicos. Prevenir acidentes é ter melhor saúde no trabalho”, afirmou.

O engenheiro de segurança no trabalho e presidente da Cipa, Francisco Renato Campos, destacou que a Sipat visa criar um ambiente de trabalho mais seguro, com ações preventivas para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho por meio de uma programação diversa, abordando temas como o álcool e outras drogas, educação financeira, assédio e infecções sexualmente transmissíveis. “Preparamos uma programação diversificada, por meio da qual os participantes poderão se atualizar sobre aspectos importantes relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho. Por isso é muito importante a participação de todos nas ações que acontecem até a próxima sexta-feira”.

Nesta quarta-feira (16), os temas abordados foram ISTs: Infecções Sexualmente Transmissíveis, sob o comando do psicólogo do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), Fabrício Fosther de Lima; Álcool e outras drogas – Toda forma de vício é ruim, não importa que seja drogas, álcool ou idealismo, ministrada pela psicanalista Paula Becker; e CVV: Pedir ajuda, é sinal de força e não de fraqueza, pense nisso, com Eliane Ramos, voluntária do Centro de Valorização da Vida. Programação completa abaixo.

CIPA – A Comissão é composta por 36 membros, representando as diversas secretarias municipais. Ela existe para investigar e reconhecer os riscos que podem gerar acidentes e doenças do trabalho, criar mecanismos para proporcionar condição de trabalho segura para todos os servidores e realizar verificações periódicas nos postos de trabalho para garantir que todos cumpram normas de segurança e prevenção.

 

SERVIÇO – A Sipat acontece até sexta-feira  (18), a partir das 8h30, no anfiteatro da Smads, localizado na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro. O tema é Segurança: Responsabilidade de cada um; tarefa de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima