Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho
Para muitos cientistas e historiadores, Isaac Newton foi o homem mais inteligente que andou sobre o planeta Terra, mas existem controvérsias, outros acham que foi Darwin, Einstein ou talvez Tesla; farei um breve comentário sobre estes quatro gênios da humanidade.
Isaac Newton nasceu em Londres, em 1643 e viveu 84 anos, este cientista inglês foi o principal precursor do iluminismo, criou o binômio de Newton, era físico e matemático e elaborou o cálculo infinitesimal e descobriu várias leis da física, entre elas a lei da gravidade; suas descobertas ampliaram os horizontes da ciência; no campo da matemática criou o famoso binômio de Newton, o cálculo diferencial e integral, é conhecido como o pai da mecânica clássica.
Quanto a Charles Darwin, foi o famoso naturalista inglês, nascido em 1809 que publicou entre vários livros de ciência e biologia; “A Evolução das Espécies e a Descendência do Homem” é considerado o pai da Biologia Moderna e anteviu os mecanismos genéticos; o livro “A Origem das Espécies por Via de Seleção Natural” lançado em 1859, teve sua primeira edição esgotada em um dia e continua praticamente atual até hoje.
Albert Einstein nasceu na Alemanha em 1879, é conhecido pela sua genialidade e é considerado o pai da Teoria da Relatividade; foi físico e matemático, ganhou o premio Nobel de física e colocou a ciência no mundo da fusão e ficção nuclear, sua mais famosa fórmula é (E= M.C2), energia liberada é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado; Einstein descobriu a Teoria da Relatividade Restrita, a Teoria da Relatividade Geral, o Efeito Fotoelétrico e levou o conhecimento humano para o mundo da ficção nuclear.
Não poderia deixar de escrever sobre Nikola Tesla, cuja alcunha era ‘gênio humanitário’, se fosse perguntar á qualquer pessoa “Quem inventou o rádio?”, a resposta seria: “Marconi”; uma resposta que as enciclopédias concordam. Se perguntasse “Quem inventou o som estéreo, a iluminação pública, o forno microondas, o radar”, sem hesitação responderiam que foi Thomas Edison, certo? Errado! Pois o grande gênio da corrente alternada foi Tesla; na época se igualava aos físicos mais importantes do mundo e era admirado por Albert Einstein, foi adotado pela alta sociedade científica americana e financiado por gigantes das finanças e indústrias tais como, J.P. Morgan e G. Westinghouse, ganhou dezenas de prêmios científicos e inclusive o prêmio Nobel.
Tesla nasceu na Sérvia – Croácia em 1856, tinha extraordinária memória e falava 6 idiomas, concebeu a ideia de um campo magnético rotativo, ou seja, o motor de indução polifásico, o qual fornece energia para todas as aplicações industriais e humanitárias.
Tesla tinha uma memória fotográfica criativa e fantástica, seria como imaginar uma máquina em três dimensões e em segundo momento começar a construi-la;
Tesla podia realizar difíceis cálculos sem a ajuda de régua de cálculo e tabelas matemáticas.
Tesla trabalhou com Thomas Edison, mas depois de muitas controvérsias, vaidades cientificas e discussões financeiras, ficaram inimigos pelo resto da vida. Mas no final, foi o seu invento do gerador de corrente elétrica alternada que permaneceu, mostrando ao mundo ser o mais eficiente e prático para distribuição de energia urbana e industrial.
Para finalizar, esse cientista inventou a Bobina de Tesla e demonstrou também que o ar é um excelente condutor elétrico e revelou que no futuro não haveria necessidade de fios condutores.
Infelizmente Tesla, apesar de ser excepcional cientista, não foi bom negociador e comerciante, faleceu pobre morando num quarto de hotel em Nova York, mas deixou um enorme legado científico para a humanidade, pois tudo que utilizamos hoje, como por exemplo, a televisão, o microondas, os computadores, os celulares e tudo mais que seja objeto eletrônico, devemos a ele. Sua competência científica de inventar a Bobina de Tesla, que produz corrente elétrica alternada, é responsável pela iluminação do mundo todo.
______
Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho, médico