Fundo Social de Solidariedade realiza atividade especial

Grupo Amigas da Onça fez relatos emocionantes e falou sobre importância de medidas de prevenção e autocuidado – foto: Tiago Stoco

As participantes do grupo de artesanato do Fundo Social de Solidariedade de São Pedro receberam visitas especiais na terça-feira, dia 15, para celebrar o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama: o grupo Amigas da Onça, de Piracicaba, formado por mulheres que já foram diagnosticadas com a doença e que hoje desenvolvem palestras de conscientização e o Projeto Mama Amiga, que fornece próteses mamárias externas para mulheres que passam por cirurgia.

“Falamos bastante sobre a necessidade de autoexame, prevenção e contamos nossas histórias reais para mostrar que o câncer é curável e tratável e não um sinônimo de morte”, destaca Beatriz Malagoli, uma das “amigas da onça”. Outro ponto destacado por ela, é que o autocuidado deve ocorrer o ano inteiro e não apenas em outubro.

Criado em 2012 inicialmente como uma reunião para fazer artesanato e conversar sobre todo o processo de tratamento, o grupo começou em 2016 a fazer palestras. Só neste ano foram 17 apresentações cheias de relatos reais que emocionam o público.

“Apesar de ser um tema difícil, queremos falar dele com leveza”, conta Bia. Além dos relatos, o grupo também usa paródias de músicas conhecidas para lembrar a todos da importância de pequenas coisas da vida e que todos merecem ser felizes.

“Já há algum tempo queria que elas fizessem essa palestra para nós. Ficamos muitos felizes de recebê-las” contou a professora Simone Tasselli, responsável pelo grupo de artesanato do Fundo Social formado por aproximadamente 20 alunas. O espaço recebeu decoração especial para o evento, que ofereceu também um lanche comunitário às participantes, com a presença de Lara Sartori e Letícia Antonelli.

MAMA AMIGA –  No Projeto Mama Amiga, mulheres que fizeram a retirada das mamas e precisam usar próteses externas recebem o material feito com manta acrílica ou polipropileno, material lavável e antialérgico. As próteses são entregues para as pacientes sem nenhum custo. Já foram entregues 200 próteses desde o início do projeto, que conta com apoio da empresa Duplás.

Para angariar recursos, as Amigas da Onça arrecadam tampas de garrafa e de embalagens. Em São Pedro, as alunas do curso de artesanato entregaram o material arrecadado no evento. Informações sobre o projeto no Instagram @amigasdaoncapiracicaba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima