Caldeirão Político

VICE ESCONDIDO?

Como comentado na edição de ontem (17), as bandeirolas dos candidatos a prefeito de Piracicaba no segundo turno apresentam diferentes características, bem claras. Helinho Zanatta, prefeito, e Sergio Pacheco Jr, vice-prefeito, aparecem com fotos do mesmo tamanho no windbanner da campanha do candidato do PSD. Já Barjas Negri, do PSDB, aparece sozinho. Estaria o seu vice, André Augusti, escondido? Fica a pergunta, que nunca ofende, mas poucos gostam de refletir quando uma coluna mostra que não é simplesmente plataforma, mas no mínimo que raciocina, pensa, debate, amplia os horizontes. Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, teria dito: “…. (alguém) é sombra de mangueira: não nasce nada embaixo”. Cada um completa o sinal do ponto de reticências como melhor entender.

 

INDECISOS

Na conversa de botequim, nos encontros pelas calçadas, vagam os indecisos, sobretudo aquele eleitor de esquerda anti-bolsonarismo, mas que rechaça o legado do ex-prefeito. Não dá para saber quantos são, porém é inegável que há muitos deles. Em uma cidade que mais de 90 mil pessoas não foram votar no primeiro turno – cerca de 29% do eleitorado –, há quem diga que este número pode aumentar. Mas é só especulação.

 

CARREGOU?

Este Capiau, idoso e cansado, ouviu de um destes indecisos que, no início do segundo turno, ele estava decidido em votar em Helinho Zanatta (PSD), mas que o candidato “carregou a mão” no bolsonarismo. “O apoio do deputado estadual Alex Madureira (PL) e do governador Tarcísio Freitas (Republicanos) até vai, faz parte da política, mas do deputado federal Eduardo Bolsonaro, pra quê?!”, questiona esse indeciso.

 

PESQUISAS?

Depois de tantas pesquisas erradas no primeiro turno, fica a questão: dá para acreditar nas que estão sendo divulgadas agora no segundo turno?! Este Capiau, idoso e cansado, nunca foi muito afeito a se apegar a essas “estatísticas de previsão”, mas entende que “faz parte do jogo”. A sugestão, apenas, é que o eleitor indeciso não vote naquele velho (e errado) conceito de “perder voto”. Só se perde o voto que, consciente, não é depositado na urna.

 

CÂMARA

Nos arredores do Prédio Prudente de Moraes, a disputa pela Mesa Diretora no biênio 2025-2026 aguarda a definição do dia 27 de outubro para se aprofundar totalmente. No momento, todo mundo quer falar, mas prefere esperar – o que não significa, é claro, que eventuais conversas sobre apoios aqui e ali não estejam acontecendo. Mas é que, depois do dia 27, a disputa entrará em fervor total. A votação será dia primeiro de janeiro, mais uma festa da Democracia.

 

NAS RUAS

Os 80 candidatos a vereador do PL, PR, PRTB e PMB, em reunião na noite de ontem, declaram apoio ao candidato a prefeito Helinho Zanatta (PSD) e ao vice-prefeito Dr. Sergio Pacheco (União-Brasil), e garantem: “saindo para as ruas a partir de amanhã” (hoje, 18), sob a liderança do deputado estadual Alex Madureira (PL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima