O estudante Vitor Mateus Teixeira da Silva, da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, desenvolveu um jogo online para facilitar o aprendizado da tabela periódica em química. Sob orientação dos professores Gislaine Cunha, Luciana Aquaroni e Luciano Barros, o jovem criou um videogame em que os elementos químicos aparecem dispostos por período e família, na mesma lógica da tabela.
“Na sala de aula, a gente percebe a dificuldade dos alunos em compreender que existe relação entre a distribuição eletrônica e a localização dos elementos na tabela periódica. O jogo facilita essa compreensão”, explica a professora de química Gislaine Cunha.
O game é inspirado no jogo de tabuleiro batalha naval. No jogo clássico, o jogador deve descobrir em qual posição se esconde a embarcação do oponente. Na versão digital, o uso da tecnologia criou um ambiente interativo, que rendeu uma bolsa de iniciação científica na categoria júnior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Chamamos o software educacional de Química Naval, mas o nome ainda pode sofrer alterações. A ideia é deixar a aula de química mais interessante, interativa e divertida”, diz Vitor.
Verticalização do ensino – O jovem é aluno do curso de Desenvolvimento de Sistemas no formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), que integra os ensinos Médio, Técnico e superior de Tecnologia, com duração de cinco anos. Em 2024, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Taquaritinga forma a primeira turma deste formato na cidade. “Nosso AMS se consolidou e já é um dos mais concorridos da Etec Dr. Adail Nunes da Silva”, diz a orientadora Luciana Aquaroni.