PL 180/2024 – Câmara aprova projeto que institui memorial às vítimas do Comurba\

 

A instituição de um “Memorial às Vítimas do Edifício Luiz de Queiroz – Comurba”, a ser instalado na Praça José Bonifácio, no centro, foi aprovada pela Câmara Municipal de Piracicaba na noite desta segunda-feira (14), na 61ª Reunião Ordinária.

O projeto de 180/2024, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, propõe a instituição de um monumento alusivo ao desabamento ocorrido em 6 de novembro de 1964, que vitimou dezenas de pessoas, e traz que “será afixada uma placa no local, contendo a data do ocorrido e os nomes das vítimas, como forma de homenagem à memória das famílias envolvidas e de reconhecimento histórico da tragédia que marcou o município de Piracicaba”,

A propositura também prevê que o monumento “poderá conter exposição de registros da época, fotografias da edificação e outros documentos históricos, bem como a construção de um monumento em referência às vítimas”. O projeto de lei 180/2024 foi aprovado em segunda discussão pela Câmara e, agora, segue para análise do Executivo.

EVENTO –  A Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon” da Câmara Municipal de Piracicaba promove a roda de conversa presencial “60 anos da queda do Comurba: história e relatos pessoais”. O evento ocorrerá no dia 6 de novembro de 2024, das 14h às 17h, no Museu Prudente de Moraes, localizado na Rua Santo Antônio, nº 641 – Centro.

A roda de conversa faz parte do eixo temático de Difusão Cultural e é voltada para profissionais, pesquisadores, estudantes das áreas de história, memória e cultura, além do público em geral. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 14 de outubro e 4 de novembro de 2024, através do site da Escola do Legislativo.

Durante o evento, serão discutidos os aspectos históricos do desabamento do Edifício Luiz de Queiroz, na Comurba, que marcou a cidade de Piracicaba há seis décadas. O público também terá a oportunidade de ouvir relatos pessoais de quem viveu a tragédia. A roda de conversa oferecerá subsídios históricos valiosos para estudiosos e específicos em conhecer mais sobre esse episódio marcante.

Entre os facilitadores estão Áurea Amélia Pitta Rocha, professora aposentada e artista plástica; Bruno Didoné de Oliveira, bacharel em Ciências Jurídicas e Servidor Público da Câmara Municipal de Piracicaba; Edson Rontani Júnior, jornalista e autor premiado; Epaminondas Sansígolo de Barros Ferraz, engenheiro-agrônomo e doutor em física de solos; Rubens Vitti, funcionário público aposentado com mais de 30 anos de atuação na Câmara, e Waldemar Romano, cirurgião-dentista e ex-vereador. A mediação será realizada pelo vereador e diretor da Escola, Pedro Kawai (PSDB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima