A cidade de Piracicaba irá contar com a multinacional espanhola, Gestamp, que atua no segmento de engenharia automotiva. A empresa pretende investir aproximadamente R$ 150 milhões de reais na nova fábrica que será construída no Parque Automotivo, ocupando uma área total de 111.000 m2.
Segundo Washington Oliveira, diretor de RH e relações trabalhistas da Gestamp Brasil, inicialmente a empresa deve gerar 150 empregos diretos, tendo a expectativa de ultrapassar 500 empregos dentro de 2 anos de funcionamento “A escolha por Piracicaba foi devido a aproximação com a Hyundai empresa que vamos atender inicialmente. E também pela postura e relacionamento com o Sindicato local, onde tivemos a oportunidade de conhecer a infraestrutura, o trabalho realizado e a Convenção Coletiva da categoria”.
Presente em 21 países, a instalação do grupo Gestamp no Brasil foi há 27 anos, atualmente possui 7 fábricas no país e com Piracicaba será a oitava em território brasileiro com a produção de componentes automotivos metálicos.
A vinda da nova planta em Piracicaba é comemorada pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, que tem entre seus princípios a geração de emprego. Para o presidente da entidade Wagner da Silveira (Juca), antes de confirmar a instalação em Piracicaba foi fundamental o alinhamento entre empresa e os representantes dos trabalhadores “Nosso Sindicato está há quase 80 anos atuante e buscando melhorias ao trabalhador. É importante a empresa conhecer nossa trajetória e ter conhecimento de todos os direitos e benefícios que constam na Convenção Coletiva da categoria.”
Segundo o presidente que representa a classe trabalhadora, os diretores da Gestamp tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Sindicato, que prioriza também a qualificação e requalificação profissional.
Na Sede da entidade, existe um departamento de Apoio ao Trabalhador, onde uma profissional especializada realiza a triagem dos currículos recebidos e a captação para atendimento das vagas disponíveis pelas empresas metalúrgicas “A procura pelo departamento de Apoio ao Trabalhador vem crescendo nos últimos meses, é um serviço disponível para as empresas. No acordo assinado, também estão contempladas algumas exigências do Sindicato, entre elas, café da manhã, almoço e transporte privado aos trabalhadores”, ressalta Juca.
A empresa deve iniciar sua obra em Piracicaba ainda este ano, e com o funcionamento de sua produção prevista para o início de 2026.