Professor: Amor pela profissão e exemplo de determinação

Joana D’Arc levou 40 anos para realizar o sonho de ser professora

Joana D´Arc Nunes Messias Belline, de 62 anos, é uma daquelas professoras que inspiram e ensinam dentro e fora da sala de aula. A atual coordenadora da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) “Prefeito João Baltieri” é um exemplo vivo de que, na vida, nunca é tarde demais para ir em busca dos sonhos.

Aos 17 anos, Joana deu aula de ballet em Santos, sua cidade natal, e gostou tanto da experiência que passou a considerar a possibilidade de tornar-se professora, sonho que, por uma sucessão de acontecimentos, só realizou 40 anos depois, no município de São Pedro.

“Fiz faculdade, casei, não consegui completar o curso, veio o primeiro filho, durante muitos anos passei a trabalhar no comércio com meu marido, aí tive outro filho, netos, e, com o passar do tempo, o desejo de ser professora foi se frustrando”, recorda-se ela, que já morava em São Pedro quando, de forma inusitada, encontrou no elogio de um desconhecido o impulso que faltava para a retomada do caminho em busca do antigo sonho de ser professora.

“Em um certo dia, o cliente do meu filho chegou em casa e disse que ele me elogiava muito, minha maneira de ensinar, de falar e contar histórias. Foi aí que eu acordei e pensei: ‘essa sou eu’ e, a partir dali, comecei a estudar”, disse.

Em 2015, com bolsa de estudos, Joana iniciou a faculdade de Pedagogia e, no mesmo ano, foi trabalhar como secretária na EMEB “Professora Adriana Daniel”, onde ficou por dois anos. “Foi uma experiência muito boa, pois tudo o que eu estudava, eu vivenciava na prática, no dia-a-dia”, lembrou ela, que, dois anos depois, prestou concurso público e passou em primeiro lugar para o cargo de agente cuidadora na EMEB “Professora Leny Bomtorin”, onde também atuou por dois anos.

E em 2019, enfim, a realização do grande sonho: após a conclusão da faculdade de Pedagogia, Joana D´Arc foi aprovada em outro concurso público, desta vez para professora de educação infantil, na EMEB “Prefeito João Baltieri”, onde, tempos depois, foi promovida ao cargo de coordenadora.

“Sempre tive muita afinidade com as crianças, gosto de contar histórias, causos, o que sempre fiz em casa também, com meus filhos e netos. E esse gosto pela literatura eu aprendi ainda criança, com o meu pai, que era ator e artista,” relembrou ela, que elogiou o sistema de ensino público de São Pedro. “Nossas escolas municipais são de excelência e não deixam nada a desejar às escolas particulares”.

Neste dia 15, em que se comemora o Dia do Professor, a coordenadora deixou uma mensagem aos cerca de 400 professores que trabalham nas 23 escolas públicas da rede municipal: “O professor tem a responsabilidade de levar conhecimento e aprendizado para as crianças de forma leve e lúdica, que toque o coração e desperte neles o gosto pelo estudo”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima