Reunindo o conhecimento da produção de cafés desde 1930, o Café Morro Grande lança uma edição especial de produtos em parceria com o grupo Café com Queiroz, formado por profissionais da área, todos ex-alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Intitulada Blend dos Esalqueanos, essa edição limitada foi lançada no último sábado, 12, em confraternização promovida pela Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq). No evento foram apresentados os três blends com notas aromáticas distintas: Frutado, Caramelo e Chocolate.
A iniciativa nasceu da união de ex-alunos da Esalq que, além de serem apaixonados por café, atuam diretamente no setor agrícola. Lia Lima Gatti Hölfling, diretora de marketing do Café Morro Grande e também ex-aluna da Esalq, integra o grupo Café com Queiroz como representante da indústria (torrefação). Segundo Lia, os cafés Blend dos Esalqueanos são elaborados a partir de grãos selecionados, enviados pelos próprios produtores do grupo. “Nos orgulhamos de unir a energia e o espírito de oito esalqueanos, através de seus cafés singulares, cultivados em diversas regiões do Brasil. Assim nasce a linha comemorativa e limitada de cafés, onde as habilidades de cada produtor se encontram, resultando em um produto único e superior, tal como as amizades que cultivamos”, afirmou.
BLENDS – Frutado é composto por grãos do Sítio Luísa (região de Alta Mogiana – SP), Fazenda Represa de Furnas (Serra da Canastra – MG) e Fazenda Santa Rita (Alta Mogiana – SP). Possui aroma adocicado e suave, corpe leve e notas sensoriais que remetem a frutas maduras e de caroço, com acidez málica brilhante e final refrescante.
Blend dos Esalqueanos: Chocolate combina cafés da Fazenda Monjolinho, Fazenda N. S. Aparecida e Fazenda São Judas Thadeu, todas na região de Alta Mogiana – SP. Seu aroma apresenta nuances de chocolate ao leite. A bebida tem corpo médio, é adocicada, com notas de chocolate intenso, acidez equilibrada e finalização de caramelo.
Blend dos Esalqueanos: Caramelo traz grãos da Fazenda São Pedro da Canastra (Serra da Canastra – MG) e Fazenda Santa Maria (Cerrado – MG). Seu aroma é de melaço de cana, com corpo encorpado, textura láctea e viscosa. Apresenta notas adocicadas que remetem a caramelo tostado e açúcar mascavo, acidez cítrica equilibrada e finalização com doçura prolongada.
HISTÓRIA – Quando o Café Morro Grande foi fundado em 1930, a Esalq já contava com 29 anos de história. Eram tempos de desafios: restrições, guerras, descobertas e os primeiros passos do desenvolvimento urbano e comercial de Piracicaba.
Ao longo das décadas, a empresa e a universidade caminharam lado a lado, compartilhando suas jornadas, que vão além da paixão pelo agro e pela produção de café. Essa parceria envolve também a construção de histórias, encontros e conhecimento.
A Esalq não se consolidou apenas como uma instituição de ensino técnico (hoje uma universidade), mas como uma verdadeira escola de relacionamentos, onde as habilidades de professores, alunos e a comunidade se entrelaçam de forma genuína.
O Café Morro Grande acredita que a produção de um café perfeito depende de toda a cadeia produtiva, da união entre produtor ao torrefador, do campo à indústria e comércio. A formulação dos cafés Blend do Esalqueanos é um exemplo deste processo, que também envolve encontros, conversas e muita dedicação para alcançar os melhores resultados de qualidade e sabor.
\