Tabaco (III) – Dados Curiosos

Dados curiosos relativos ao tabagismo:

1) Para uma pessoa consumir um maço de cigarro/dia é necessário a derrubada e queima de duas árvores por mês (300 cigarros = uma árvore);

2) Uma pessoa que trabalha o dia inteiro num escritório junto a um fumante estará passivamente fumando a metade deste.

3) Fumantes tem menor resistência física, expectativa de vida e desempenho nos esportes. Só o envelhecimento parece ser maior;

4) A nicotina, num primeiro momento é estimulante, mas após algumas tragadas causa bloqueio ao stress e passa a agir de forma tranquilizante.

5) São necessários 10 segundos para a nicotina atingir o cérebro.

6) À medida que o organismo se defende da droga incorporando-a em seu funcionamento, é necessário maior quantidade de nicotina para o mesmo prazer de antes. Isso é chamado de efeito tolerância.

Como se instala a dependência? Nosso organismo produz acetilcolina, um neurotransmissor que atua no Centro de Prazer do cérebro, região responsável por todas nossas sensações de prazer. Conforme a nicotina é introduzida ela passa a atuar no lugar da acetilcolina levando o organismo a reduzir sua produção até ela ser substituída pela nicotina que passa a transmitir as mensagens entre os neurônios (função da acetilcolina). Com esse atrofiamento na produção de acetilcolina o indivíduo se torna dependente da nicotina.

 

studos da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU reconheceram em 1987 os vínculos entre pobreza, desigualdade e deterioração ambiental

 

Meu namorado terminou comigo e eu ainda gostava muito dele. Ele Era bruto comigo, só me dava patada. Quando soube que estou saindo com um garoto que ele odeia, me ofendeu com palavras que nunca imaginaria. Estou com muita vontade de chorar, mas fica engasgado na garganta e não consigo de tão triste, que estou. Estou quase morrendo.

Ana

As ciladas do amor são inexplicáveis. Com um namorado bruto e agressivo, para quem vê a situação de fora, o alívio faria mais sentido. Mas essa lógica não se aplica aos sentimentos, o que traz alguma luz ao amor implícito em seu depoimento.

Mas se fosse assim tão simples… Teria sido um acaso esse novo envolvimento ser com alguém que ele odeia? Ou, mesmo inconsciente, uma escolha para atingi-lo? É interessante que embora fique parecendo que seu choro contido seja mágoa, há muito mais do que isso em jogo como ira, tristeza, sentimento de fracasso, ego ferido, etc. Nessa mistura se constitui sua angústia, e é impossível saber o que seja mais ou menos relevante.

Mas é possível se perguntar que ganho secundário você tem com uma pessoa que lhe causa dano psicológico, moral e físico. Sim, pois há uma enorme responsabilidade somente sua nisso. Seus afetos guardam uma estreita relação com tais ganhos e não se sabe até que ponto essa associação é o que lhe possibilita viver o amor, com essa ou outra pessoa qualquer.

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima