É hora de desenrolar a Assistência Social

Adriano Camargo

 

Piracicaba foi as urnas no último domingo, e em uma resposta clara quer mudança da maneira de governo que que vai aproximando-se do final. O segundo turno é hora de discutir propostas consistentes que vá de encontro aos anseios da nossa população. Quero aqui falar das pessoas que mais precisam da ação e de reposta rápida do governo municipal: os usuá

rios dos serviços da assistência.

Antes de falar da melhoria e ampliação dos serviços é preciso falar dos valorosos servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS): é preciso antes de tudo respeitá-los, e fazer investimentos em educação permanente como um processo contínuo de atualização e renovação de conceitos, práticas e atividades profissionais das equipes de trabalho, conforme a Política Nacional de Assistência Social. Outro ponto importante é fortalecer a parceria da SMADS com as Organizações da Sociedade Civil, possibilitando a ampliação dos serviços de assistência social a comunidade piracicabana. As nossas entidades, seu corpo técnico, e os servidores da SMADS, é e sempre será peças fundamentais da engrenagem da assistência social. Digo sempre que as nossas organizações realizam com muita responsabilidade o papel que o municipio sozinho não consegue realizar.

Um dos desafios do nosso futuro prefeito é implementar políticas públicas mais eficazes as pessoas em situação de rua, onde os números vêm aumentando a cada dia. É preciso acolhimento, proteção, e inserir as pessoas em situação de rua na sociedade, realizando mapeamento e diagnostico constante, bem como oferta de abrigos e lares de transição, cuidando da saúde mental em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, sempre incentivando a autonomia e a reinserção social. E ainda oferecer um serviço Pop de Rua digno, pois o atual não oferece um serviço adequado e acolhedor há muito tempo, e ainda realizar a criação de um comitê com cidades da região metropolitana para discussão de políticas públicas conjuntas e ações emergenciais para atendimento à população em situação de rua.

É preciso investimentos constante visando o atendimento socioassistencial em domicílio, em especial a pessoa idosa e pessoa com deficiência. Viabilizar a criação de mais um Centro-Dia para Idoso: um centro de longevidade ativa destinado à convivência diária e ao atendimento especializado a pessoas idosas para evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento. Ampliar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com mais investimentos para formação profissional principalmente aos adolescentes e jovens.

Vale lembrar a importância de ter uma forte intersetorialidade com as outras políticas como saude, educação, habitação entre outras, garantindo um atendimento multidisciplinar com as famílias, principalmente no caso das mulheres vítimas de violência doméstica, onde a SMADS tem que ter papel fundamental nesta articulação principalmente com o sistema de justiça, formando uma grande rede de proteção social, incluindo acolhimento em abrigos temporários e apoio psicossocial.

Piracicaba precisa ainda assegurar a ampliação e qualificação de sua rede de atendimento com a criação de novos CRAS e CREAS, garantindo assim a execução dos serviços socioassistenciais nas proteções sociais básica e especial. Precisamos ter um trabalho contínuo no fortalecimento da vigilância socioassistencial importante para subsidiar a política assistencial no municipio, garantindo subsídios para planejamento, tomada de decisões, monitoramento e planejamento.

Muitas outras pautas ainda precisam ser discutidas, aprimoradas e implementadas pelo novo governo que se advinha. É preciso pensar, discutir e unindo esforços de toda rede de proteção social do municipio, enfrentando os desafios ocasionados pela vulnerabilidade social. Quem ouve mais erra menos.

Tenho a certeza do compromisso do candidato Helinho Zanatta, com a assistência social. Sua experiência e com a sua capacidade de gestão teremos ações que preconizam uma assistência social forte e atuante. No Helinho eu confio e nele eu acredito. A Assistência Social pode e será forte!

 

_______

Adriano Camargo é Assistente Social e Pós-Graduando em Ciências Políticas e de Assistência Social.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima