Piracicaba também contará com segundo turno para prefeito em Piracicaba, com disputa entre Barjas Negri (PSDB) e Helinho Zanatta (PSD)
A Câmara Municipal de Piracicaba, na Legislatura de 2025-2028, contará com 16 vereadores reeleitos e 7 vereadores eleitos pela primeira vez (confira abaixo a listagem completa). Os números indicam uma renovação de aproximadamente 30% dos parlamentares. O pleito, em Piracicaba, ocorreu sem intercorrências. Ao todo, 432 candidatos concorreram às 23 vagas do Legislativo Municipal.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou a formação da Câmara para a nova legislatura às 19h50 deste domingo (6), menos de três horas após o fechamento das urnas. No total, 222.835 (70,89%) eleitores compareceram às urnas e 91.520 (29,11%) se abstiveram. Foram 9.922 (4,45%) votos nulos e 8.692 (3,90%) votaram em branco.
Por meio da TV Câmara, o Legislativo Municipal realizou a cobertura da apuração dos votos, ao vivo, pelos canais 11.3 da Tv digital aberta, 4 da Claro/Net, 9 da Vivo Fibra, pelo Youtube, Facebook e pelo site camarapiracicaba.so.gov.br. Na Câmara, o acompanhamento da apuração dos votos aconteceu em dois locais, um no estúdio montado no salão nobre e outro no plenário. Além disso, a cobertura contou com um link ao vivo do cartório.
Antes da finalização dos votos, o professor de Marketing Político, Jaime Curcio, foi entrevistado pelo jornalista Erich Vicente. Eles abordaram o processo eleitoral, principalmente em relação às pesquisas de intenção de voto, a utilização dos “santinhos” como propaganda e as redes sociais.
Em seguida, o entrevistado foi o especialista em direito eleitoral e presidente da Comissão Eleitoral da OAB-Piracicaba, Fábio Dionísio, que contemplou o processo eleitoral como um todo e suas particularidades, como a eleição por quoeficiente eleitoral e média dos votos.
Do cartório, Marcelo Bandeira entrevistou ao vivo os juízes eleitorais Maurício Habice e Luiz Augusto Barrichello Neto, que comentaram sobre o pleito e reforçaram que a votação ocorreu sem intercorrências no município. Também faram sobre a segurança do voto eletrônico.
Logo após o anúncio oficial da apuração de 100% das urnas, parte dos vereadores eleitos e reeleitos compareceram ao plenário da Câmara para entrevista. O primeiro a falar foi o presidente da Câmara, Wagner Oliveira (PSD). “Exercemos a democracia e espero que a nova Câmara possa contribuir muito para a cidade. O que importa é trabalhar por uma Piracicaba melhor”, afirmou.
Em seguida, Silva Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, juntamente com Pablo Carajol e João Scarpa, que seguirão para um segundo mandato, foram entrevistados, no plenário “Francisco Antonio Coelho”, pelo jornalista Ricardo Vasques. “Vamos continuar reforçando a participação popular aqui na Câmara. A esperança é coletiva”, disseram.
Ary Pedroso Jr. (PL), vereador mais votado e eleito para o seu oitavo mandato destacou: “Agradeço a Deus, à minha família e ao PL por toda uma estrutura na campanha e todos os meus eleitores que acreditaram na bandeira da saúde que eu carrego há 28 anos”.
Rai de Ameida (PT), reeleita para seu quarto mandato, afirmou que “a eleições foram das mídias sociais”. “Tudo muito diferente de 88 quando fui eleita pela primeira vez, mas não dispensei o contato físico com o eleitor”, disse.
Renan Paes (PL), eleito pela primeira vez também fez suas considerações: “Este momento é de agradecimento de verdade, confesso que a ficha não caiu ainda, pela quantidade de votos. Só tenho a agradecer a Deus, à minha família e a todos os colegas e amigos que trabalharam nesta campanha”.
Já Paulo Henrique (Republicanos), reeleito para seu sexto mandato, disse: “Fizemos um trabalho bom, mais uma vez e chegamos na reeleição. Vamos continuar trabalhando muito mais pela cidade. Este mandato vai fazer 20 anos de combate contra a pedofilia”.
Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), que irá para a sua segunda legislatura, enfatizou sua luta pela área da saúde: “Minha maior bandeira é a saúde. O povo hoje deu resposta ao Executivo. A gente espera é que o prefeito resolva a questão da água. Espero que em 2025 possamos ser mais unidos, com o Executivo vindo à Casa de Leis para discutir as questões da população”.
Vereador reeleito, Thiago Ribeiro (PRD) reafirmou que, para seu segundo mandato, o compromisso com a saúde: “Agradeço à população piracicabana que acreditou no nosso trabalho. O que as pessoas mais pediram para mim nas ruas foi para nunca desistir”.
Odair Melo (União Brasil), que assumirá como vereador pela primeira vez, agradeceu a votação. “Muitas pessoas, especialmente da minha região de Tupi, votaram na nossa candidatura. Nestes 17 anos de serviço público sempre me dediquei à cidade”.
Fábio Silva (Republicanos), afirmou que, em sua primeira legislatura, aproveitará os três meses antes da posse para retornar em todos os lugares que passou para agradecer os votos recebidos. “Vamos continuar ouvindo a população para continuar servindo e, servir com eficiência a cidade de Piracicaba”.
Valdir Vieira Marques, o Paraná (PSD), assumirá como vereador pela terceira vez. “Gratidão a Deus e toda equipe que nos ajudaram. Você sair como flanelinha e conquistar três mandatos consecutivos na Câmara de Piracicaba é uma gratidão muito grande. Continuarei trabalhando da mesma forma que sempre atuei”.
Felipe Jorge Dário, o Felipe Gema (Solidariedade), será vereador pela primeira vez. “É um voto de confiança e renovação política na cidade. Que Deus abençoe a gente em conseguir resultados. Que todos os vereadores foquem no povo, na defesa dos mais idosos, dos jovens, no despertar de novos sonhos, com foco no melhoramento da saúde”.
Com 8 candidatos disputando a Prefeitura de Piracicaba, foram eleitos para disputar o segundo turno os candidatos, Barjas Negri (PSDB), e Helinho Zanatta (PSD). Barjas Negri esteve nos estúdios da TV Câmara e comentou sobre as expectativas para o segundo turno.
Helinho Zanatta (PSD) e os demais vereadores eleitos e reeleitos que, embora tenham sido convidados, não puderam, naquele momento, comparecer à Câmara.
VEREADORES DA LEGISLATURA 2025-2028
– Alessandra Bellucci (Avante) – reeleita – 3.200 votos
– André Bandeira (PSDB) – reeleito – 4.555 votos
– Ary Pedroso (PL) – reeleito – 4.683 votos
– Cássio Fala Pira (PL) – reeleito – 4.676 votos
– Edson Roberto Bertaia (MDB) – eleito – 3.052 votos
– Fábio Silva (Republicanos) – eleito – 1.772 votos
– Fabrício Polezi (PL) – reeleito – 1.717 votos
– Felipe Gema (Solidariedade) – eleito – 2.073 votos
– Gustavo Pompeo (Avante) – reeleito – 2.780 votos
– Josef Borges (PP) – reeleito – 1.715 votos
– Laércio Trevisan Jr (PL) – reeleito – 2.163 votos
– Marco Bicheiro (PSDB) – eleito – 2.039 votos
– Odair Melo (União Brasil) – eleito – 2.082 votos
– Paulo Henrique Ribeiro (Republicanos) – reeleito – 2.964 votos
– Pedro Kawai (PSDB) – reeleito – 2.817 votos
– Rafael Boer (PRTB) – eleito – 3.737 votos
– Rai de Almeida (PT) – reeleita – 2.642 votos
– Renan Paes (PL) – eleito – 3.344 votos
– Rerlison Rezende (PSDB) – reeleito – 3.077 votos
– Silvia Morales (PV) – reeleita – 2.551 votos
– Thiago Ribeiro (PRD) – reeleito – 2.111 votos
– Valdir Vieira Marques, o Paraná (PSD) – reeleito – 2.041 votos
– Wagnão Oliveira, o Wagnão (PSD) – reeleito – 3.502 votos