Caldeirão Político

AGRADECIMENTO

O clima do início da reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite de ontem (7), era de agradecimento dos vereadores, reeleitos e não reeleitos, em relação à votação que cada um teve. Em geral, a maioria ampliou a votação, mesmo dentre aqueles que não foram eleitos. Este Capiau, idoso e cansado, acostumado com a Democracia, fica feliz em ver que todos reconhecem a soberania das urnas. Todos deveriam ir por esse caminho.

 

ANÁLISES – I

Os primeiros dias do pós-eleição são feitas de análises, muitas análises. Na conjuntura piracicabana, fica consolidada a força do PL, que ampliou de três para cinco vagas no Plenário Francisco Antonio Coelho, e uma recuperação do PSDB, que subiu de três para quatro representantes no Legislativo piracicabano. E o avanço do PSD e Avante; agora, ambos terão 2 cadeiras.

 

ANÁLISES – II

Longe de um certo derrotismo da esquerda piracicabana, também é preciso salientar a ampliação dos votos das duas vereadoras deste campo político na cidade: Rai de Almeida (PT), com 2.642, e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, com 2.551, mais que duplicaram as votações em relação ao pleito de 2020. Mostra uma esquerda em reconstrução na cidade.

 

REJEITADOS

Na noite de domingo (6), com o segundo turno já definido, o candidato Barjas Negri (PSDB) concedeu entrevista à TV Câmara Piracicaba, que realizou cobertura da apuração das eleições municipais de 2024. Lá, o tucano disse que “apoio nunca deve ser negado”, mas que “não aceitará qualquer apoio” nem do prefeito Luciano Almeida (PP) e nem de Edvaldo Brito (Avante).

 

SUB-JUDÍCE

Há uma expectativa, nos arredores da Câmara, sobre qual o impacto de uma eventual anulação da candidatura de Gesiel de Madureira (MDB), que conquistou 2.403, e que ainda aparece no TSE como ‘impugnada sub-judíce’. É que uma eventual anulação da candidatura pode afetar a vaga de Edson Bertaia (MDB), que aparece como vereador eleito para primeiro mandato. A ver.

 

LIÇÃO

O milionário Pablo Marçal (PRTB) estreou na política com uma lição, a melhor de todas: a da derrota. Esta ensina para valer, especialmente porque, antes dos 40 anos, experimentou uma boa disputa, num local que faz líderes nacionais: São Paulo da garoa, a Paulicéia desvairada, de Manuel Bandeira e de Mário de Andrade.

 

APÓCRIFA

Nas eleições deste ano em Piracicaba, infelizmente, até página apócrifa foi constada para divulgação de fake news contra candidato a vereador do Partido Avante. O candidato a prefeito pela legenda, Edvaldo Brito, tomou todas as medidas necessárias para que seja investigada situação que prejudica o exercício da Democracia. Lamentável.

 

ENERGIA

A CPFL Paulista informa que, no dia 4/10, realizou manobras emergenciais no sistema elétrico que atende o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba, o que ocasionou piscas na energia. É importante ressaltar que não houve interrupção no fornecimento. A empresa está em contato e permanece à disposição do Semae para os esclarecimentos necessários. Registrado.

 

BRITO

“Continuarei lutando contra a corrupção e defendendo as melhores soluções para nossa cidade”, afirmou Edvaldo Brito, do Avante, após votar, e que está fora do segundo turno. Ele garante que “continuará batendo sem dó” no candidato Barjas Negri, que disputa o 2o turno das eleições municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima