Daniella Oliveira
[email protected] –
Para as eleições municipais de domingo, 6 de outubro, a equipe do Cartório Eleitoral de São Pedro (130ª Zona Eleitoral), que atende os municípios de São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra, espera 37.433 eleitores. Das 8h às 17h, cerca de 600 colaboradores vão trabalhar para transportar, atender e dar apoio aos eleitores distribuídos em 114 seções de 24 locais das três cidades.
De acordo com a chefe do cartório eleitoral, Lea Costa, para esta eleição a equipe contará com 5 servidoras do cartório, 3 assistentes de eleição, 48 responsáveis pelos locais de votação, 456 mesários, 72 para apoio logístico, 13 motoristas e 11 auxiliares de montagem de locais de votação.
Lea explicou que algumas regiões da cidade estavam com lotação esgotada nos locais de votação e foi preciso requisitar prédios de colégios particulares. “Sempre damos preferência para prédios públicos, mas na falta desses, a Justiça Eleitoral pode requisitar prédios privados”, disse.
Em São Pedro, os novos locais de votação são: EE Aroldo Donizete Leite, escola conhecida como “Jaqueira”, Colégio Objetivo e Colégio São Vicente de Paulo – Poliedro, antigo Anglo. “O eleitorado da região tem aumentado bastante e a Justiça Eleitoral está sempre atenta às necessidades dos eleitores, promovendo a acessibilidade e prezando para que o eleitor tenha opção de votar perto de sua residência”, ressaltou a chefe do cartório.
Transporte – Apesar do transporte rural gratuito sempre ter existido, para facilitar a locomoção dos eleitores no dia do pleito, também haverá transporte gratuito na zona urbana das três cidades. “A novidade é que agora a legislação eleitoral também prevê o transporte gratuito urbano. As prefeituras foram muito receptivas e prontamente atenderam às exigências legais”, disse Lea.
Para votar com o e-Título tem que atualizar o aplicativo
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade das pessoas que têm conta no e-Título precisam fazer a atualização do aplicativo se quiserem usá-lo no pleito deste ano. As contas dessas eleitoras e eleitores estão desativadas devido à modernização do sistema do aplicativo.
Para atualização, basta localizar o e-Título nas lojas de aplicativos do seu dispositivo (Google Play ou App Store) e clicar em “Atualizar”. Após esse procedimento, informe os dados pessoais e realize a conferência biométrica – para quem tem esses dados coletados pela Justiça Eleitoral. A última versão do aplicativo trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além da melhoria no desempenho.
Só será possível fazer a atualização ou o primeiro acesso no e-Título até a véspera da votação, dia 5 no 1º turno e dia 26 no 2º turno, se houver. No dia da eleição (6 de outubro no 1º turno e 27 de outubro no 2º turno, se houver), a utilização do e-Título só estará disponível a quem fez a atualização ou realizou o primeiro acesso até a véspera. No dia seguinte à votação, o acesso volta a ser disponibilizado normalmente.
Além disso, a Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas que quiserem usar o aplicativo nestas eleições baixem ou atualizem o e-Título antecipadamente para evitar eventuais filas virtuais nos dias que antecedem o pleito. Essas filas podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.
Serviços/Justificativa – Pelo e-Título, também é possível acessar os seguintes serviços, sem a necessidade de se deslocar a um cartório eleitoral: Apresentação de justificativa eleitoral no dia das eleições e após o pleito; Consulta ao local de votação; Geração do título eleitoral em formato PDF para imprimir ou salvar; Emissão de declaração de trabalhos eleitorais; Consulta a débitos com a Justiça Eleitoral; Pagamento de débitos eleitorais por Pix ou por meio da emissão de boleto. Emissão de certidão de quitação e de crimes eleitorais; Consulta ao histórico de justificativas eleitorais; Inscrição como mesária ou mesário voluntário; Geração de código de autenticação para sistemas parceiros; e outros documentos. “Não teremos balcões de justificativa este ano. O eleitor que quiser justificar precisa fazê-lo pelo aplicativo ou levar sua justificativa preenchida até a seção Eleitoral. O formulário pode ser impresso pela internet”, ressaltou a chefe do cartório.
Documentos – Para quem não tem a foto cadastrada no perfil do e-Título ou não baixou o aplicativo, não há problema. Para votar, basta levar um destes documentos oficiais com foto: a carteira de identidade ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis); o passaporte; o certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva); a carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei; ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É recomendado que a eleitora ou o eleitor confira o seu local de votação e a sua seção eleitoral antecipadamente e leve essas informações anotadas ou impressas (quem usa o e-Título tem esses dados no aplicativo). Mais informações: https://www.tre-sp.jus.br/