Térreo – Prefeitura faz reestruturação para atendimento público

Térreo 2 (T2) do prédio do Centro Cívico foi revitalizado. CRÉDITO: Divulgação

Com o objetivo de melhorar o atendimento ao público, bem como aumentar a autonomia do cidadão para as demandas pelos serviços oferecidos pela municipalidade, desde o início de 2024, a Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Administração e Finanças, trabalham na reestruturação das atividades desenvolvidas no espaço do Térreo 2 (T2) do prédio do Centro Cívico, que foi revitalizado. Com isso, foi possível aumentar o número de guichês disponíveis, de 23 (janeiro) para 32 (setembro), ampliando a média diária de atendimento à população de 499/dia para 635/dia, bem como reduzir o tempo médio de espera por atendimento de 120 minutos para 15 minutos na maior parte dos serviços oferecidos.

De acordo com a secretária de Finanças, Telma Trimer, o trabalho ao longo deste ano tem surtido efeito, porém o foco são dois: dar atendimento ágil ao cidadão e, ao mesmo tempo dar autonomia a ele. “Reorganizamos e centralizamos serviços aqui no T2 que ficavam em prédios fora da Prefeitura para evitar o vai e vem da população. Agora, as pessoas resolvem a maior parte das suas solicitações num mesmo espaço. Um exemplo é o atendimento da área de Finanças que acontecia no Poupatempo Estadual, onde tínhamos uma equipe completa lá, porém, o atendimento somente acontecia com agendamento. Devido a isso e a necessidade do cidadão em resolver logo seu problema, trouxemos a equipe para o T2 e expandimos o número de guichês, melhorando serviço. Além disso, estamos providenciando melhorias no espaço com a instalação de novo sistema de ar-condicionado, substituição de equipamentos e computadores e também vamos oferecer camisetas para uniformizar os servidores”, apontou.

SAÚDE – Conforme também explicou o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, no caso da Saúde, que está há cerca de três meses com atendimentos centralizados no T2, a expectativa é de redução significativa da vinda de pacientes até o Centro Cívico a partir da conclusão da implantação do novo software de saúde e a utilização 100% do prontuário eletrônico. “Somente no mês de setembro, os serviços de saúde aqui no T2 atenderam quase 6.000 pacientes. É muita coisa. Com a reorganização do espaço e a modernidade do nosso novo sistema, em breve os pacientes vão conseguir fazer o agendamento de consultas e exames por meio de aplicativo, ou seja, não precisarão mais vir até aqui para resolver estas pendências. Assim, o atendimento tende a ser muito mais ágil, dependendo da necessidade do usuário”, completou.

No espaço do T2 são mais de 40 serviços oferecidos à população nas áreas Tributária, Dívida Ativa, ISS/Construção Civil, Fiscal de Rendas e Fazendário, Cartão Pira Cidadão, Semuttran, Semuhget, Simap, Semae, Unimed e Saúde. Para mais informações sobre o atendimento neste espaço, reclamações, elogios e sugestões, o cidadão pode protocolar um pedido junto ao SIP 156 da Prefeitura. “Vale ressaltar que, agora, este espaço conta com uma coordenação dedicada a analisar a prestação dos serviços e a estrutura adequada, procurando sempre o melhor atendimento e o acolhimento do cidadão. Além disso, queremos ouvir a população, por isso, deixamos o espaço do SIP 156 para que a população nos notifique sobre sua sugestão, crítica ou elogio para aprimorarmos ainda mais o atendimento”, finalizou Telma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima