Este profissional atua para oferecer um ambiente seguro e saudável para os funcionários; André Gusmão é o médico do trabalho na Santa Casa
O médico do trabalho é especialista na promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, tendo como foco a prevenção de doenças e acidentes relacionados ao ambiente laboral. Ele também avalia as condições de trabalho, identifica riscos à saúde e implementa medidas para mitigá-los. Neste dia 04 de outubro, se comemora o Dia do Médico do Trabalho, um profissional essencial não apenas para atender às exigências legais, mas também para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável
O médico do trabalho da Santa Casa de Piracicaba, André Gusmão, explica que a Saúde Ocupacional é um conceito atual, prioritário e transversal, que visa promover e proteger a saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho. “Essa abordagem contribui para a qualidade de vida e o bem-estar físico, mental e social dos funcionários, favorecendo não apenas a saúde, mas também a produtividade e o desenvolvimento econômico sustentável”.
Entre as suas atribuições, segundo Gusmão, está a realização de exames admissionais, periódicos e demissionais. “Esses exames garantem que os profissionais estejam aptos a exercer suas funções sem riscos à saúde”, afirma. Ele acrescenta que a identificação de riscos ocupacionais e a implementação de medidas preventivas também fazem parte de suas tarefas diárias. “Neste quesito, também contamos com o serviço de Segurança do Trabalho, que atua em conjunto com a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para a identificação e gestão dos riscos ocupacionais. Juntos, asseguramos que as práticas de segurança sejam seguidas, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro”.
De acordo com Gusmão, a medicina do trabalho pode beneficiar as empresas de várias maneiras. “Primeiramente, programas de saúde ocupacional ajudam a prevenir acidentes, identificando e minimizando riscos, o que reduz a ocorrência de incidentes. Além disso, funcionários saudáveis tendem a ser mais produtivos, impactando positivamente a eficiência da empresa. A redução de custos é outro benefício significativo, pois menos acidentes e doenças resultam em menores despesas com indenizações, seguros e faltas ao trabalho” explica.
A promoção da saúde, por meio de iniciativas como campanhas de vacinação e incentivos a hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores também estão entre as ações supervisionadas por Gusmão. “São vários os fatores e as ações que o médico do trabalho supervisiona e que resultam em um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo”, conclui.