INCLUSÃO — I
Em 2022, o TRE-SP deu início ao Programa de Inclusão Político-Eleitoral, que tem o objetivo de facilitar o acesso ao voto de pessoas que vivem em locais de difícil acesso, como aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais e comunidades caiçaras.
INCLUSÃO — II
Um desses locais é o quilombo Pedro Cubas, no Vale do Ribeira, onde foi instalada seção eleitoral no local, onde votam 107 pessoas. As urnas chegam até lá por estradas de terra sinuosas e uma travessia de balsa, com uso de cabos de aço, de forma manual. A partir de Eldorado, o trajeto tem cerca de 45 km e dura cerca de 1h20. É a Justiça Eleitoral trabalhando pela Democracia.
SALVADOR — I
“Salvadores da pátria” são sempre muito prepotentes. Agora, “salvadores do município” então, nem se fala. Nesta categoria, há um candidato à Prefeitura de Piracicaba que começou a chamar os piracicabanos de maneira geral de “enrolados”, desrespeitando a história e o legado da nossa gente. Assim, os adversários se referem ao candidato do PSD, deputado Helinho Zanatta.
SALVADOR — II
Mas cada um faz campanha a seu modo, do seu jeito, com a sua mensagem. Importante mesmo é o respeito a quem vencer domingo (6) e que seja colaborador com a administração pública. Viva a Democracia, até para escolher o slogan.
TEMPERATURA — I
Quem segue as mídias sociais neste período de eleições notou nos últimos dias um aumento de denúncias contra o prefeito Luciano Almeida, candidato à reeleição pelo Partido Progressistas (PP). Ele acusa de serem ‘fake news’.
TEMPERATURA — II
Mas, segundo analistas de plantão, isso confirmaria uma reviravolta no quadro político, diante do fato de Luciano Almeida começar a aparecer em algumas pesquisas com chances reais de disputar o segundo turno das eleições municipais. O fato dele ter se tornado o alvo principal neste momento mostra que ele está mais vivo do que nunca na briga pelo Executivo.
CURTIDAS
Andréa Almeida, presidente do Fussp e esposa do prefeito Luciano Almeida, gravou um vídeo parabenizando o marido pelo aniversário de 59 anos celebrado na última sexta-feira (4). Decisão acertada do comitê de campanha, uma vez que Andréa é muito respeitada pela sociedade e a sua simples aparição nas mídias sociais costumar gerar muitas curtidas.
LUCIANO
Este idoso e cansado Capiau, mesmo atrasado, aproveita para registrar os parabéns ao prefeito Luciano Almeida pelo seu aniversário. Saúde e Paz.
PESQUISAS — I
As pesquisas eleitorais em Piracicaba parecem ter perdido credibilidade e passaram a ser alvo de críticas nas redes sociais. O motivo é simples: em cada pesquisa divulgada, um candidato a prefeito aparecia na segunda posição. Helinho Zanatta (PSD), Alex Madureira (PP), Professora Bebel (PT), Paulo Campos (Podemos), e o atual prefeito, Luciano Almeida (PP), já ocuparam o segundo lugar em alguma pesquisa registrada no TSE e divulgada pela imprensa ou pelas assessorias dos candidatos. Faz parte do jogo?
PESQUISAS — II
Apenas Edvaldo Brito (Avante) e Vinícius Bena (PCB) não participaram desse revezamento pela vice-liderança. A única informação que permaneceu, em todas as pesquisas, foi a liderança do candidato Barjas Negri, que sempre aparece no topo das intenções de voto. Susto será se, nas urnas, todas as pesquisas estiverem erradas!
PESQUISAS — III
Os eleitores afirmam que a verdadeira “pesquisa” será revelada aos piracicabanos após as 17h do domingo (6). O resultado oficial, informado pela Justiça Eleitoral após a apuração dos votos, será o único capaz de confirmar qual das pesquisas estava correta. O segundo turno será dia 27 de outubro, se nenhum dos candidatos passar os 50% dos votos válidos.
ELEIÇÕES — I
Outro fato marcante nas eleições deste ano foi a rejeição dos piracicabanos à campanha baseada em difamação de candidatos. Sempre que um candidato usava as redes sociais para atacar outro, os comentários eram majoritariamente negativos. Em outras palavras, fazer campanha sem propostas concretas, focada apenas em desconstruir adversários, já não funciona mais. Os eleitores de Piracicaba estão interessados em saber quais são as propostas reais para melhorar a cidade. Essa é uma lição importante que as eleições de 2024 deixaram para todos os aspirantes a cargos públicos.
ELEIÇÕES — II
A revista Carta Capital publicou uma pesquisa do Datafolha que revela que 33% dos evangélicos não concordam que religiosos ocupem cargos de poder. Além disso, 56% dos fiéis acreditam que seria melhor se os líderes religiosos não apoiassem publicamente nenhum candidato durante o período eleitoral.
ELEIÇÕES — III
A pesquisa aponta que 70% desaprovam qualquer recomendação de voto feita pelo pastor e 76% dos evangélicos se sentem incomodados com a citação de nomes de políticos nos cultos. Lamentável que isso ocorra em certas igrejas.
ELEIÇÕES — IV
A pesquisa mostra, ainda, que oito em cada dez evangélicos da cidade afirmam nunca terem escolhido um candidato sugerido pelos pastores, 90% responderam que não se sentem pressionados a seguir com a orientação nas urnas. A religião, contudo, é bem-vinda em um aspirante a cargo eletivo. Segundo um levantamento, 11% dizem confiar muito mais, e 20% um pouco mais, se o político for evangélico.
ELEIÇÕES — V
Em Piracicaba, o cenário político está bastante confuso. Uma denominação religiosa apresenta candidatos a vereador de um partido que apoia um determinado candidato a prefeito, enquanto seus líderes apoiam outro candidato a prefeito de um partido diferente. Essa incoerência gera grande confusão entre os fiéis, deixando muitos evangélicos divididos e sem entender a situação. Esse tipo de descompasso é mais comum em campanhas amadoras, mas inaceitável em uma política profissional.
VEREADORES
Muitos vereadores estão fazendo de tudo para garantir a reeleição, e alguns temem que os partidos pelos quais concorrem não alcancem o quociente eleitoral. Para esclarecer: os partidos competem em uma chapa com até 24 candidatos. O quociente eleitoral é calculado dividindo o total de votos válidos para vereador pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara, que são 23. Esse resultado define o quociente eleitoral ou linha de corte. Supondo que o quociente eleitoral seja 8.500, a cada 8.500 votos conquistados pela chapa, o candidato mais votado dentro dessa chapa será eleito.
ASSÉDIO ELEITORAL — I
A Prefeitura Municipal de Limeira, na pessoa do seu prefeito, Mario Botion, acatou a recomendação expedida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e encerrou a prática de assédio eleitoral em face de servidores municipais comissionados. O MPT recebeu denúncia de que o chefe do Executivo daquela cidade estava pressionando os servidores comissionados e gratificados a fazerem campanha para a atual vice-prefeita e candidata a prefeita, Erika Tank.
ASSÉDIO ELEITORAL — II
Segundo relatos de testemunhas, confirmado pelo sindicato da categoria, o prefeito fez uma reunião com os servidores e solicitou, sob ameaça velada, a adesivação de carros e o monitoramento de redes sociais de todos do grupo, a fim de que apoiassem publicamente a candidata.
ASSÉDIO ELEITORAL — III
Após a coleta de depoimentos, que confirmaram o assédio eleitoral, a procuradora Leda Fontanesi enviou notificação ao Município, recomendando a adoção imediata de providências para que o prefeito se abstenha de cometer ilegalidades, dentre elas, o respeito à livre consciência e ao voto livre, e o fim da discriminação e das ameaças de exoneração ou quaisquer penalidades contra aqueles que votarem em outros candidatos. Ótimo.
RODOVIA
A concessionária Rodovias do Tietê executa neste fim de semana, sábado e domingo, obras de restauração do pavimento no dispositivo situado no km 5+300 da rodovia Ernesto Paterniani (SPI-162/308), também conhecida como Contorno de Piracicaba. As obras acontecem após pedidos da Prefeitura e de empresas do entorno para que o pavimento fosse corrigido.