Como “embaixadora do governo federal em Piracicaba”, Bebel conseguiu R$ 2 milhões para a Prefeitura regularizar as comunidades Pantanal e Portelinha
Em caminhada pela comunidade Pantanal, no final da tarde e início da noite desta última terça (01), a Professora Bebel (PT), candidata a prefeita pela Federação Brasil da Esperança, falou do seu compromisso com a implantação de uma política habitacional no município e a ampliação da regularização fundiária de núcleos urbanos informais, com titulação de seus ocupantes e provisão de medidas urbanísticas e sociais voltadas a melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Bebel destacou, na caminhada, que como “embaixadora do governo federal em Piracicaba”, conseguiu a destinação de R$ 2 milhões para que a Prefeitura da cidade faça a regularização das comunidades Pantanal e Portelinha, mas que é preciso regularizar outras áreas na cidade, para dar dignidade aos seus moradores.
Fortalecer uma política habitacional no município é o compromisso da candidata Professora Bebel. “Se como deputada estadual consegui viabilizar esse recurso, como prefeita terei ainda mais forças para apresentar projetos ao governo federal e contribuir decisivamente para regularizarmos diversas áreas, assim como retomaremos a política habitacional no município, com a reformulação da Emdhap, que terá essa função’, diz.
Para isso, Bebel tem o compromisso de revisar o Plano Diretor, visando ampliar as oportunidades de acesso a direitos sociais aos moradores de Piracicaba, assim como instituir uma política habitacional articulada com o Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio de programas de financiamento da casa própria, e também políticas de incentivo ao aluguel social. “Vamos promover a segmentação da política habitacional a partir das necessidades específicas de grupos sociais e das famílias, tais como moradias para casais jovens com filhos pequenos, para estudantes universitários, para famílias em reestruturação decorrente de separação e divórcio, para mulheres em situação de vulnerabilidade e mães solo, para idosos com ou sem rede de apoio e pessoas com deficiência (PCDs)”, destaca.
No seu programa de governo, a candidata deixa claro que implantará lotes urbanizados nos vazios urbanos, através de urbanizações consorciadas visando a autoconstrução, popularmente chamado de mutirão, com fornecimento de cesta básicas de materiais de construção civil aos adquirentes, mediante, dentre outros, a reformulação da Emdhap. “Também criaremos uma política municipal de arborização urbana e também medidas de incentivo a hortas urbanas e outras soluções baseadas na natureza (SBNs), ampliando os parques urbanos públicos e privados de uso público”, conta.
Outra proposta da Professora Bebel é estimular, por meio de subsídios, o acesso a painéis solares nas residências e prédios privados de uso comercial, de serviços ou industrial, visando a geração de energia limpa. Outra medida a ser adotada é a ativação da memória da cidade, com sinalização e descrição visíveis e adequados, para formação das presentes e futuras gerações, em benefício da ideia de cidade educadora, além de ampliar a integração territorial de equipamentos de educação, cultura e lazer. “Para isso, realizaremos concurso de projetos para o centro de Piracicaba, visando resgatar suas qualidades urbanísticas e adaptá-lo às necessidades atuais das cidades, notadamente a ampliação do acesso à moradia no centro, visando uso misto, qualificação da estrutura varejista e ampliação do acesso da infraestrutura públicas pelos cidadãos”, completa.