Ação acontecerá por meio da Sema é contribuirá para os programas municipais de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Adequação Ambiental Rural
Foi publicado na última sexta-feira (27), no Diário Oficial do Município, o Acordo de Cooperação Técnica que firma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), com a ONG The Nature Conservancy – TNC Brasil.
Com o objetivo de integrar esforços para a restauração e conservação do bioma Mata Atlântica e Cerrado em Piracicaba, a parceria irá contribuir especialmente no aprimoramento dos programas municipais de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Adequação Ambiental Rural, por meio da plataforma geoespacial Portal da Mantiqueira.
O Portal da Mantiqueira busca oferecer gratuitamente aos gestores locais uma ferramenta geoespacial que auxilia na tomada de decisão de programas e políticas públicas. A plataforma monitora mais de 400 municípios que fazem parte de programas de restauração na região, como o Programa Conservador da Mantiqueira.
Por meio da plataforma é possível realizar um diagnóstico ambiental, cadastrar informações, criar um banco de áreas, monitorar projetos de restauração e conservação e gerar relatórios que contribuem para o trabalho dos servidores, entre outros objetivos. A equipe da Sema já participou de um treinamento para uso do Portal no mês de junho, ministrada por representantes da TNC.
Segundo o engenheiro florestal da Sema, Ramon Pittizer, o Portal da Mantiqueira poderá ser usado para auxiliar os técnicos da Sema no diagnóstico e monitoramento das ações dentro dos programas municipais da Sema, como o PSA, Programa Municipal de Adequação Ambiental Rural, o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e ações de assistência técnica e extensão rural com produtores rurais e agricultores.
“Será uma importante ferramenta de gestão para aumentar a qualidade do nosso programa de PSA e auxiliar na ampliação com novas propriedades rurais participantes, que é um dos nossos objetivos”, disse.
“A adesão de Piracicaba é um importante passo para a construção de políticas ambientais sólidas que vão permitir não só a recuperação da vegetação nativa como também contribuir com melhorias na qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos. O engajamento dos municípios é fundamental para auxiliar na recuperação da floresta e na conservação da biodiversidade no longo prazo. Por meio de seus planos e projetos ambientais, que definem as estratégias de restauração e conservação, a gestão local pode implementar ações que fomentem soluções de restauração ambiental e assumir um papel de protagonismo na agenda climática”, afirma Adriana Kfouri, diretora da The Nature Conservancy.