Finalização do processo acontece dentro do prazo estipulado e, agora, todas as linhas integram o Pira Mobilidade
A transição gradativa dos veículos da Rápido Sumaré, empresa que assumiu a operação do transporte coletivo em Piracicaba, foi concluída ontem (1º), menos de três meses do início do processo, que teve início no dia 07/07, pela linha 444 – Sônia/TCI. Agora, todas as linhas estão integradas ao Pira Mobilidade, novo sistema de transporte coletivo da cidade, implantado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes).
Os ônibus da nova frota têm idade média de cinco anos e idade máxima do ônibus em operação de dez anos e contam com monitoramento por câmeras em seu interior, wi fi com conexão com Internet, tomada USB, e sistema de rastreamento (GPS) e são monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran. Parte dos veículos ainda é equipada com ar-condicionado, sendo aqueles que realizam as linhas troncais (entre terminais): 240-Cecap/TCI, 444-Sônia/TCI, 301-Pauliceia/TCI, 801 e 802 – São Jorge/TCI.
A empresa vai operar tanto as linhas urbanas e rurais quanto o Transporte Especial Elevar, que será ampliado, passando de 12 para 15 veículos, destinado a pessoas com mobilidade reduzida que fazem uso de cadeira de rodas. O modelo dos veículos segue também as normas de controle de poluição do ar (Proconve P8), padrão Euro 6, que reduzem, em 75% as emissões de poluentes atmosféricos, contribuindo significativamente com o meio ambiente.
Os 206 veículos que integram a nova frota em Piracicaba atendem à legislação federal, sendo 100% acessíveis e com plataforma elevatória para pessoas com deficiência (PcD) que utilizam cadeira de rodas, além de dispositivos internos que facilitam a acessibilidade, como assento para pessoas com deficiência visual com cão guia, local reservado com cinto de fixação para cadeira de rodas, botão de acionamento de campainha acessível e piso dos ônibus revestido com material antiderrapante. Os ônibus também são equipados com wi-fi (internet sem fio) e entradas USB. A empresa é responsável, ainda, pela construção da garagem e da manutenção e higienização dos terminais.
CARTÕES – Também a partir de amanhã, a Prefeitura dá início à modernização do sistema de bilhetagem eletrônica, implementando o novo cartão do transporte coletivo, denominado Pira Mobilidade. A mudança visa a modernização tecnológica do sistema e a unificação das diferentes categorias de usuários, garantindo mais eficiência e acessibilidade no transporte público coletivo.
Com o Pira Mobilidade, todos os usuários que precisarem solicitar a emissão de um novo cartão eletrônico, seja por motivo de perda, roubo, ou por substituição voluntária, terão a possibilidade de transferir automaticamente os créditos remanescentes de seus cartões antigos para o novo cartão, conforme o cronograma. A medida abrange todas as modalidades de cartões, incluindo o Vale Transporte, Cartão Social, Cartão Escolar, Cartão de Idoso, e demais gratuidades previstas na legislação municipal e federal.